Quem foi Benedito Calixto

Mais conhecido como pintor, poucos sabem que ele também atuou como desenhista, fotógrafo, professor, historiador, decorador e cartógrafo

Considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira na virada do século XIX para o XX, Benedito Calixto destacou-se primeiramente com quadros de paisagem, quando morava em Santos. Após estudos em Paris, instalou-se na capital paulista e fez sucesso com Inundação da Várzea do Carmo, em 1892. No ano seguinte, realizou outra obra de destaque, Proclamação da República, dessa vez com temática histórica. Atuou ainda como desenhista, fotógrafo, professor, historiador, decorador e cartógrafo. Morreu em 1927.

“Proclamação da República”, 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927)

“Proclamação da República”, 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927) (Harrison Ferreira dos Santos/Veja SP)

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s