Baleia morre ao ficar enrolada em rede de pesca de 50 metros
Animal foi encontrado flutuando na Ilha Anchieta, em Ubatuba, Litoral Norte do Estado de São Paulo
A carcaça de uma baleia foi localizada no dia 27 de julho, última quarta-feira, envolta em uma grande rede de pesca com bóias. A carcaça do animal, de cerca de sete metros, foi localizada flutuando entre as ilhas Anchieta e das Palmas, em Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo.
+Lei de São Bernardo que proíbe banheiros unissex é suspensa
Pela análise do Instituto Argonauta, responsável por executar o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, trata-se de um macho jovem da espécie baleia-jubarte.
Ela acabou presa em uma rede de cerca de 50 metros de comprimento. O material era feito de malha e boias e cações, corvina e caranguejo-relógio também acabaram enroscados.
+Nomes de Tarcísio e Garcia devem ser confirmados neste final de semana
Antes de fazer o desencalhe, em método criado pelo instituto, foram coletadas pele, gordura e músculo do animal para pesquisa. Ela foi retirada do meio das águas e levada próxima a rochas, onde poderá haver o encalhe controlado. A carcaça foi amarrada e ancorada para se decompor naturalmente e evitar que a maré não a desencalhe e leve novamente para dentro das águas.
“Desenvolvemos essa técnica após observar, acompanhar e executar o enterro de várias baleias em diversas situações, e que muitas vezes causam transtornos à população e à navegação”, afirmou o oceanógrafo Hugo Gallo.