Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mortes naturais na capital são 40% maiores do que em anos anteriores

Análise foi feita por Paulo Lotufo, epidemiologista e professor da USP

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jul 2020, 09h23 • Atualizado em 3 jul 2020, 09h55
 (Yan Boechat/Veja SP)
Continua após publicidade
  • O número de mortes na capital foi 40% maior em meio à pandemia do coronavírus quando comparado com o mesmo período do ano em 2019 e 2018. A análise foi feita por Paulo Lotufo, epidemiologista e professor da USP.

    Ele diz que a análise do número total de mortes – e não apenas daquelas atribuídas diretamente à Covid-19 – consegue medir o “excesso de mortes”, revelando impactos maiores da pandemia.

    Continua após a publicidade

    Foram 20 852 mortes naturais (sem causas externas) entre março e junho de 2020. No mesmo período de 2019 e 2018, a média foi de 14 915. São 5 938 mortes a mais. Deste total, 76% foram oficialmente atribuídas ao novo coronavírus e 24% de outras causas.

    Ao G1, o professor disse que a cidade de São Paulo apresenta números menos preocupantes quando comparados a outras cidades do país e do mundo.

    Continua após a publicidade

    “É muito importante fazermos uma comparação com Manaus, que teve um pico muito intenso. Houve um aumento rápido, uma magnitude elevada e uma proporção baixa de casos pela Covid-19. Quando nós olhamos são Paulo, o aumento foi constante, teve uma magnitude mais baixa e uma proporção alta de casos pela Covid. Isso mostra na cidade de são Paulo um padrão. Estamos menos piores do que vários lugares do mundo.”

    Continua após a publicidade

    Na última quarta (1), o secretário executivo do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, João Gabbardo, afirmou que é possível ver uma estabilização do número de óbitos e casos registrados diariamente na capital paulista.

    A partir de quinta (2), pessoas e estabelecimentos comerciais que desrespeitem o uso de máscaras passaram a ser multados. O acessório é uma das medidas de prevenção contra o coronavírus.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês