Continua após publicidade

Apenas vencedor da eleição poderá usar Paulista no domingo, decide juiz

Manifestações estão liberadas a partir das 20h30; ocupação da via no dia da eleição é disputada por bolsonaristas e petistas

Por Hyndara Freitas
27 out 2022, 16h46

Apenas o vencedor da disputa presidencial poderá ocupar a Avenida Paulista neste domingo (30) após a definição do pleito, decidiu o juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara de Fazenda Pública da Capital nesta quinta-feira (27).

De acordo com a decisão, a ocupação deve começar somente a partir das 20h30, para promover “maior segurança” aos eleitores. O local é disputado tanto por grupos apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto de Jair Bolsonaro (PL), candidatos à presidência da República.

+ Juiz manda deletar post de Marcio França que liga Tarcísio a goleiro Bruno

O juiz afirmou que a decisão se baseia em um acordo que já havia sido firmado entre apoiadores dos dois grupos antes do primeiro turno. Na decisão, ele diz que as manifestações deverão acontecer “conforme estritamente o resultado da eleição” porque esse consenso “demonstrou postura madura, equilibrada e respeitosa, tanto à soberania popular como à segurança pública e, enfim, à busca de diálogo e convivência harmoniosa, a ser sempre e invariavelmente perseguida, visto que, independentemente de quaisquer ideologias, há um só povo e uma só nação a serem considerados)”.

Continua após a publicidade

Além disso, ele afirmou que, mesmo que a votação termine às 17h, é preciso considerar a “movimentação” nas imediações da Paulista, que tem “numerosas seções eleitorais”. Por isso, fixa que “prudentemente, deve-se aguardar ao menos até 20 horas e 30 minutos para início das manifestações por forma a prover maior segurança e tranquilidade, inclusive e especialmente aos eleitores”. Tanto grupos apoiadores de Bolsonaro quanto de Lula haviam pedido à Polícia Militar o uso da via no domingo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.