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Anvisa avisou MSC com um dia de antecedência sobre suspensão de cruzeiro

Empresa foi comunicada no sábado (1º), mas diz que só recebeu comunicado na tarde de domingo (2), já quando passageiros estavam no terminal de embarque

Por Clayton Freitas
Atualizado em 3 jan 2022, 12h25 - Publicado em 3 jan 2022, 12h10

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) avisou a MSC Cruzeiros com um dia de antecedência, no sábado (1º), que a viagem do MSC Splendida não poderia partir do Porto de Santos neste domingo (2). Apesar disso, a empresa não avisou os passageiros, que lotaram o terminal marítimo de passageiros (Concais) e até brigaram por um pedaço de pizza depois de ficar mais horas esperando. A partida acabou sendo cancelada.

As saídas da embarcação estão suspensas desde o dia 31 de dezembro de 2021 devido a uma série de casos positivos de Covid-19. A empresa só poderia voltar a operar após novo aval da Anvisa, o que não ocorreu.

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O comunicado da Anvisa à MSC dizendo que uma nova viagem não poderia ser feita foi enviado no sábado (1º) assinado pela servidora Carina Mayumi Yamashita Oura, coordenadora da agência em São Paulo e endereçada diretamente para o escritório da MSC em Santos, no bairro de Gonzaga. Ela informa que todos os passageiros deveriam ser avisados de imediato que não poderiam embarcar, o que não ocorreu.

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Além disso, mandou a empresa encaminhar o total de testes em tripulantes e lista dos positivos, além de dizer em qual local estava sendo feita a quarentena dos casos positivos, já que no dia 31 de dezembro o hotel Ibis Valongo, usado para acomodar essas pessoas, já estava chegando no limite de sua capacidade total de ocupação.

A notificação da Anvisa também informa só ter recebido a informação de testes feitos em 519 pessoas. A embarcação comporta até 4 000 pessoas. Dos 519 testados, foram comunicados 81 casos positivos de Covid-19.

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Em um grupo de cruzeiristas no Facebook – como são chamados os adeptos das viagens de cruzeiros– nas redes sociais, eles dizem não ter sido informados de nada quando chegaram ao Concais. Inclusive, eles passaram por testagens para detectar se tinham ou não Covid-19.

Depois de quase oito horas de espera e sem nada para comer, foi-lhes oferecido pizza. Reportagem do site de notícias “G1” mostra que houve confusão e a multidão que se aglomerava no terminal de embarque chegou a disputar quem conseguia pegar um pedaço de pizza para comer, único alimento oferecido pela companhia.

Somente à noite eles foram informados de que não poderiam embarcar.

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Além do MSC Splendida, a Anvisa também determinou a interrupção das operações do Costa Diadema no dia 30 de dezembro. A embarcação atracou em Santos nesta segunda-feira (3), e os passageiros puderam desembarcar.

navios
Acima, o MSC Splendida; abaixo, o Costa Diadema. Embarcações tiveram surtos de Covid-19 e não podem mais oferecer viagens, segundo a Anvisa (MSC e Concais/Divulgação)

A agência também monitora a situação de outras três embarcações: o Preziosa e Seaside, da MSC, e o  Costa Fascinosa.

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A agência recomendou a suspensão da temporada ao Ministério da Saúde e informou que investigará se as empresas cometeram infrações sanitárias.

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O que diz a MSC

Em nota encaminhada na noite do domingo (2), após o cancelamento da partida do MSC Splendida, a MSC Cruzeiros informou que só foi comunicada no final da tarde que a embarcação não havia sido autorizada a embarcar os hóspedes e partir.

A empresa classificou os casos positivos de Covid-19 como “limitados” e disse que implementou de forma rigorosa os protocolos de saúde e segurança a bordo, atendendo aos requisitos das autoridades.

A MSC informou ainda lamentar profundamente o que chamou de “situação inesperada” e ofereceu aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, além disso, um crédito a bordo de 200 dólares ou euros por cabine para a próxima viagem.

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Quem preferir também pode pedir o reembolso dos valores pagos pelo cruzeiro, bem como a devolução dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.). “A MSC Cruzeiros dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas”, diz a empresa.

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