Avatar do usuário logado
Usuário

Águia de Ouro é campeã do Carnaval de São Paulo

Apuração foi realizada no Sambódromo do Anhembi na tarde desta terça-feira (25)

Por Alessandra Balles 25 fev 2020, 17h35 | Atualizado em 25 fev 2020, 18h33
Pérola Negra
Ala da Pérola Negra, escola que perdeu 40% de suas fantasias a dez dias do desfile devido a uma enchente no barracão (Instagram Pérola Negra/Reprodução)
Continua após publicidade

A Águia de Ouro é a campeã do Carnaval de São Paulo em 2020, que teve vitória inédita e disputa acirrada, por décimos. É a primeira vez que a escola da Pompeia, com 269,9 pontos, ganha o título do Grupo Especial. A agremiação cantou o Poder do Saber, a evolução do conhecimento humano da Idade da Pedra aos robôs, passando pelo mau uso das tecnologias, como a bomba de Hiroshima, que foi representada em um carro alegórico com integrantes da comunidade japonesa. Também fez referências de Paulo Freire a Geraldo Vandré. O carnavalesco Sydnei França estreou na Águia de Ouro depois de 11 carnavais na Mocidade Alegre, que acabou em terceiro lugar, com 269,7 pontos. Em segundo, ficou a Mancha Verde, com 269,8.

Duas escolas, a X-9 Paulistana (268,4  pontos) e a Pérola Negra (267,6 ), foram rebaixadas para o Grupo de Acesso no desfile de 2021.

Águia de Ouro e o carro sobre Hiroshima
Águia de Ouro e o carro sobre Hiroshima (TV GLOBO/Reprodução)

Antes do início da abertura dos envelopes com as notas, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo explicou que a X-9 Paulistana já começaria a apuração com o desconto de cinco décimos por ter estourado o limite de alegorias permitidas na avenida. A escola desfilava com um carro acoplado, que se desencaixou e configurou duas unidades diferentes de alegoria. Perdeu três décimos pela quebra do regulamento e mais dois décimos pelo carro extra.

Outra decisão, tomada em conjunto com todos os presidentes de agremiação, também foi relembrada. Os jurados foram avisados com antecedência que a Pérola Negra, que homenageou os ciganos, não poderia perder pontos por fantasias danificadas pelo temporal que atingiu São Paulo em 10 de fevereiro e inundou o barracão onde era confeccionadas, embaixo do Viaduto Mofarrej, na Vila Leopoldina, local que ficou alagado. Cerca de 40% das fantasias foram perdidas dez dias antes do desfile do Grupo Especial, para o qual a escola voltou em 2020.

Continua após a publicidade

Também foi avisado sobre o descarte da nota de um dos jurados de alegoria. Marco Antônio Nieves Cardoso, de acordo com a Liga, teve “comportamento inadequado” na cabine dos julgadores. Em vídeo que circula nas redes sociais, o avaliador, que é professor universitário, aparece dançando durante o desfile, o que não é permitido. Cada um dos quesitos é avaliado por quatro jurados, e a menor pontuação recebida, segundo o regulamento, não é contabilizada.  No caso de alegoria, as três notas dadas pelos outros avaliadores foram consideradas, e as de Marco Antônio, anuladas.

Os nove quesitos considerados são fantasia, comissão de frente, samba-enredo, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegoria e bateria, e essa foi a ordem em que foram lidos na apuração. Por sorteio, ficou definido que bateria seria o critério de desempate para chegar à escola campeã do Carnaval 2020.

Ao todo, 14 escolas disputaram o título de campeã: Barroca Zona Sul, Tom Maior, Dragões da Real, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, X-9 PaulistanaPérola Negra, Colorado do Brás, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro

Continua após a publicidade

Neste ano, os desfiles das campeãs será no sábado (29), e os ingressos já estão à venda. Anteriormente, era realizado na sexta-feira.

+ OUÇA O PODCAST #SPsonha

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês