Águia de Ouro é campeã do Carnaval de São Paulo

Apuração foi realizada no Sambódromo do Anhembi na tarde desta terça-feira (25)

A Águia de Ouro é a campeã do Carnaval de São Paulo em 2020, que teve vitória inédita e disputa acirrada, por décimos. É a primeira vez que a escola da Pompeia, com 269,9 pontos, ganha o título do Grupo Especial. A agremiação cantou o Poder do Saber, a evolução do conhecimento humano da Idade da Pedra aos robôs, passando pelo mau uso das tecnologias, como a bomba de Hiroshima, que foi representada em um carro alegórico com integrantes da comunidade japonesa. Também fez referências de Paulo Freire a Geraldo Vandré. O carnavalesco Sydnei França estreou na Águia de Ouro depois de 11 carnavais na Mocidade Alegre, que acabou em terceiro lugar, com 269,7 pontos. Em segundo, ficou a Mancha Verde, com 269,8.

Duas escolas, a X-9 Paulistana (268,4  pontos) e a Pérola Negra (267,6 ), foram rebaixadas para o Grupo de Acesso no desfile de 2021.

Águia de Ouro e o carro sobre Hiroshima Águia de Ouro e o carro sobre Hiroshima

Águia de Ouro e o carro sobre Hiroshima (TV GLOBO/Reprodução)

Antes do início da abertura dos envelopes com as notas, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo explicou que a X-9 Paulistana já começaria a apuração com o desconto de cinco décimos por ter estourado o limite de alegorias permitidas na avenida. A escola desfilava com um carro acoplado, que se desencaixou e configurou duas unidades diferentes de alegoria. Perdeu três décimos pela quebra do regulamento e mais dois décimos pelo carro extra.

Outra decisão, tomada em conjunto com todos os presidentes de agremiação, também foi relembrada. Os jurados foram avisados com antecedência que a Pérola Negra, que homenageou os ciganos, não poderia perder pontos por fantasias danificadas pelo temporal que atingiu São Paulo em 10 de fevereiro e inundou o barracão onde era confeccionadas, embaixo do Viaduto Mofarrej, na Vila Leopoldina, local que ficou alagado. Cerca de 40% das fantasias foram perdidas dez dias antes do desfile do Grupo Especial, para o qual a escola voltou em 2020.

Também foi avisado sobre o descarte da nota de um dos jurados de alegoria. Marco Antônio Nieves Cardoso, de acordo com a Liga, teve “comportamento inadequado” na cabine dos julgadores. Em vídeo que circula nas redes sociais, o avaliador, que é professor universitário, aparece dançando durante o desfile, o que não é permitido. Cada um dos quesitos é avaliado por quatro jurados, e a menor pontuação recebida, segundo o regulamento, não é contabilizada.  No caso de alegoria, as três notas dadas pelos outros avaliadores foram consideradas, e as de Marco Antônio, anuladas.

Os nove quesitos considerados são fantasia, comissão de frente, samba-enredo, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegoria e bateria, e essa foi a ordem em que foram lidos na apuração. Por sorteio, ficou definido que bateria seria o critério de desempate para chegar à escola campeã do Carnaval 2020.

Ao todo, 14 escolas disputaram o título de campeã: Barroca Zona Sul, Tom Maior, Dragões da Real, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, X-9 PaulistanaPérola Negra, Colorado do Brás, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro

Neste ano, os desfiles das campeãs será no sábado (29), e os ingressos já estão à venda. Anteriormente, era realizado na sexta-feira.

Veja também

+ OUÇA O PODCAST #SPsonha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s