Canções de Adoniran Barbosa podem virar patrimônio cultural de SP

O projeto de lei, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR), já foi aprovado na Câmara. Falta apenas a sanção do prefeito Fernando Haddad

Letras como Trem das Onze, Iracema e Saudosa Maloca podem ser consideradas patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo – assim como toda a obra do sambista Adoniran Barbosa, que imortalizou em suas canções crônicas e personagens típicos da capital paulista dos anos 50.

+ 9 lugares de São Paulo que são a cara de Adoniran Barbosa

O projeto de lei, proposto pelo vereador Toninho Paiva (PR), foi aprovado pela Câmara Municipal no último dia 21 e aguarda sanção do prefeito Fernando Haddad para ser registrado no Departamento do Patrimônio Histórico. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, que declara patrimônios culturais imateriais desde 2012, o reconhecimento é equivalente a um selo de garantia, uma prova de que aquela prática cultural é típica. Diferentemente dos imóveis que são tombados pelo patrimônio histórico, explica a secretaria, não existe uma ação concreta de proteção, mas um reconhecimento do valor histórico.

Antes das canções de Adoniran, outras quatro práticas culturais já tinham sido reconhecidas como patrimônios essenciais para a história da cidade:

Casa GodinhoCasa Godinho

 (/)

Casa Godinho

Conhecida também como Mercearia Godinho, abriu as portas em 1888 e funciona na Rua Líbero Badaró desde 1924. É considerada bem imaterial por causa da conservação do ambiente e dos tipos de produtos comercializados, os mesmos do século passado.

Samba paulistanoSamba paulistano

 (/)

Samba paulistano

O gênero musical foi declarado patrimônio cultural imaterial de São Paulo em 2013. Na época, bares, casas de show e teatros abriram as portas com uma programação especial para celebrar o samba da capital paulista – e Adoniran Barbosa foi um dos artistas mais homenageados.

Peça Pessoas Perfeitas - SatyrosPeça Pessoas Perfeitas – Satyros

 (/)

Conjunto de grupos de teatro

Em 2014, o Departamento do Patrimônio Histórico reconheceu, de uma só vez, a atuação de 22 grupos de teatro como essenciais para a cultura paulistana. Na lista estão as companhias Club Noir, Os Satyros e Teatro do Incêndio.

bailes black music fanzine oswaldo pereirabailes black music fanzine oswaldo pereira

 (/)

Samba rock

O gênero musical surgiu na década de 50 e ganhou espaço nos bailes de salão da Zona Norte da capital. Entrou para a lista este ano. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s