Continua após publicidade

Acompanhe uma aula básica de Treinamento Funcional

Conheça a atividade física que tem ganhado cada vez mais adeptos nas academias e studios de personal

Por Adriano Conter e Carolina Romanini
Atualizado em 5 dez 2016, 16h14 - Publicado em 14 mar 2013, 20h52

É errado dizer que o treinamento funcional é novidade, até porque, se olharmos bem para ele, vemos que se assemelha em muito a uma aula de educação física dos tempos de escola.

+ MAIS VÍDEOS

O grande barato é que essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço nas academias e studios de personal da cidade. Só no ano passado, a procura por esse tipo de atividade cresceu 30% em todas as unidades da rede Body Tech. Na Cia Athletica, 85% dos alunos frequentes fazem ao menos uma aula de treinamento funcional na semana.

+ Gabriela Pugliesi mostra exercícios que fazem parte de seus treinos

São vários os motivos que levam as pessoas ao treinamento funcional: o fato de que os exercícios trabalham os músculos do corpo como um todo (não isoladamente, como faz a musculação) resulta em avanços mais rápidos como o corpo definido e alongado, ao invés de hipertrofiado, como faz a musculação – qualidade essa que as mulheres, em especial, gostam bastante.

Continua após a publicidade

Também existe o fato de que uma aula funcional, que dura aproximadamente 45 minutos, trabalha de uma única vez atributos como força, equilíbrio, agilidade e capacidade cardiorrespiratória, entre outras coisas, fazendo com que você não precise passar horas na academia para trabalhar tudo isso. Para quem leva a vida agitada da cidade, esse é um diferencial e tanto.

Há quem aposte que o treinamento funcional seja o primeiro passo para o fim da academia como conhecemos hoje: cheia de aparelhos e pouco espaço para os alunos se movimentarem naturalmente. A Body Tech já dá indícios de que talvez essa profecia venha mesmo se concretizar: entre 20% e 25% das unidades da rede passam hoje por reformas para ampliar o seu espaço físico e abrir lugar para novas salas de treino funcional.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.