Avatar do usuário logado
Usuário

Acidente em Cruzeiro: o que se sabe sobre o ônibus com romeiros

Veículo caiu em ribanceira e seis passageiros morreram

Por Luana Machado 21 set 2026, 15h09
Ônibus preto tombado em um barranco íngreme, cercado por vegetação densa e árvores. Ao fundo, um vale verde com colinas e uma estrada de terra sinuosa. O céu está claro, indicando um dia ensolarado
Ônibus preto tombado em uma ribanceira em Cruzeiro (Governo de SP/Divulgação)
Continua após publicidade
Acidente em Cruzeiro: o que se sabe sobre o ônibus com romeiros Priorizar nos meus resultados Google

Um acidente com um ônibus em Cruzeiro, município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, deixou seis mortos no último domingo (20). O acidente aconteceu por volta das 5h30 no quilômetro 232 da Rodovia SP-052, quando o veículo, que fazia o percurso de Lavras, em Minas Gerais, até a cidade de Aparecida, caiu em uma ribanceira com 15 metros de profundidade.

Entre os romeiros que estavam no ônibus, cinco morreram no local e uma sexta vítima fatal morreu no pronto-socorro de Cruzeiro. Segundo o governo estadual, até a noite do domingo 43 pessoas foram atendidas nas Santas Casas de Cruzeiro e Lorena e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guaratinguetá.

Na Santa Casa de Cruzeiro, 11 pacientes permanecem internados e 15 receberam alta. Os pacientes com alta foram encaminhados ao Lar Padre José Gumercindo Irmãzinhas, em Cruzeiro, para acolhimento.

Na Santa Casa de Lorena, 8 pacientes permanecem internados, sendo um deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros seis pacientes receberam alta. Na UPA de Guaratinguetá, dois pacientes atendidos receberam alta e também foram encaminhados ao Lar Padre José Gumercindo Irmãzinhas.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
O motorista do veículo foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). A investigação preliminar aponta que o homem perdeu o controle do veículo na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
Continua após a publicidade
Ele foi submetido ao teste do etilômetro, que apresentou resultado negativo, porém a polícia averigua irregularidades no veículo como pneu careca e condução em alta velocidade. Além disso, o equipamento que registra a velocidade e distância percorrida pelo ônibus, o cronotacógrafo, estava vencido e sem selo do Inmetro. 
O motorista passou por audiência de custódia na manhã desta segunda (21) e, agora, a investigação apura as condições do veículo que teriam contribuído para ele ter saído da pista.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Multidão de pessoas em protesto na rua, com prédios ao fundo, e texto UM PAÍS SE FORTALECE COM INFORMAÇÃO. À direita, texto Jornalismo de qualidade para entender o Brasil, o mundo e tomar decisões mais conscientes. veja com várias capas da revista Veja em perspectivaMultidão de pessoas de costas, com braços erguidos, em protesto numa rua urbana com prédios altos e árvores. À direita, várias capas da revista Veja sobrepostas, com manchetes e fotos de pessoas
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês