Continua após publicidade

Em iniciativa inédita, Rosas de Ouro terá realidade virtual na passarela

A escola transformou tema de livro criado na USP em samba-enredo

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 3 jan 2020, 11h03 - Publicado em 3 jan 2020, 06h00
Fantasia A Indústria do Algodão, sobre a Inglaterra do século XVIII (Igor Cantanhede/Veja SP)
Continua após publicidade

Os preparativos para o Carnaval estão a todo o vapor. Em 22 de fevereiro, um sábado, o público presente ao Sambódromo do Anhembi poderá usar o celular não apenas para registrar o colorido dos carros alegóricos mas também para experimentar o desfile em “outra dimensão”. Terceiro lugar no Carnaval de 2019 (e com sete títulos de campeã), a Rosas de Ouro trará como tema neste ano “os tempos modernos”.

O mote veio de um livro do Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais (Gaesi), coletivo de estudos da USP, sobre a chamada quarta revolução industrial. No Grupo Especial, a escola de samba, com 2 300 membros na avenida, vai contar pelo batuque a evolução tecnológica da humanidade. A plateia receberá um abanador com um QR Code, que possibilitará o uso do aplicativo Carnaval 4.0, lançado para Android e IOS.

Ao apontar a câmera do celular para a passarela, o espectador terá acesso a um universo virtual que “conversará” com a apresentação. “Sobre algumas fantasias, por exemplo, a plateia saberá como elas foram feitas e a pegada de carbono gerada”, explica Élcio Brito, organizador do livro da USP e coordenador da parte tecnológica do desfile, que envolve 121 pessoas. O ROXP4, robô-mascote do samba-enredo, também desfilará por meio da realidade aumentada.

IMG_7330.jpg
Novidade na passarela: Machado com robô-mascote (Igor Cantanhede/Veja SP)

O projeto, orçado em 500 000 reais, consiste em uma parceria com empresas e instituições educacionais, como USP, FEI, Mauá e Insper. Na avenida, o carnavalesco André Machado mostrará o desenvolvimento da tecnologia por meio dos adereços e carros alegóricos. Da Inglaterra do século XVIII à internet, ele garante que os últimos quatro séculos serão contemplados na letra do samba e nas elaboradas fantasias.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 8 de janeiro de 2020, edição nº 2668.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.