Continua após publicidade

Refúgios na cidade: confira cinco parques para visitar em São Paulo

A Vejinha separou opções de áreas verdes para paulistanos e turistas que querem aproveitar a capital paulista ao ar livre

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 ago 2023, 14h10

A cidade de São Paulo tem diversas opções de parques que são verdadeiros refúgios ao ar livre para quem quer fugir da rotina urbana.

No inverno ou no verão, para praticar atividades físicas ou fazer um piquenique, a Vejinha separou cinco opções de parques paulistanos.

parque-ibirapuera-sp
Pista de caminhada do Parque Ibirapuera: cartão postal da cidade. (Rogerio Pallatta/Veja SP)

Parque Ibirapuera

É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas.

Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jaqueira e pau-brasil.

Mas não é só isso que faz o parque ser imbatível. O local abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (atual Pavilhão da Bienal de São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil, a Oca, a Grande Marquise (onde está situado o Museu de Arte Moderna) e o Auditório Ibirapuera.

Continua após a publicidade

O passeio se completa com visita ao curioso Pavilhão Japonês e ao inesquecível Planetário do Ibirapuera.

Parque Villa-Lobos

Com uma área de 732 mil metros quadrados e recebendo cerca de 50 mil visitantes nos fins de semana, o Parque Villa-Lobos é uma das principais escolhas de lazer na Zona Oeste.

Entre os destaques, a atração mais chamativa é a Roda Rico, a maior roda-gigante estaiada da América Latina. O vistoso Orquidário Ruth Cardoso, quadras poliesportivas, bosque, trilhas, carrossel e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) também integram o complexo.

Continua após a publicidade
Trecho do Parque Villa-Lobos visto de cima
O Parque Villa-Lobos: área verde. (SIMA/Divulgação)

Parque Burle Marx

Localizado na Avenida Dona Helena Pereira de Morais, 200, na Zona Sul da cidade, o parque tem parte de seus jardins projetado pelo paisagista paulistano que nomeia o local.

É um ótimo passeio para os amantes da natureza, com oitenta espécies de aves e resquícios de Mata Atlântica, onde é possível fazer trilhas. A área é uma antiga propriedade do empresário Baby Pignatari de cerca de 108 mil metros quadrados.

Continua após a publicidade
parque-burle-marx-sp
Parque Burle Marx: área verde na Vila Andrade. (Guilherme Tosetto/Veja SP)

Parque da Independência

O Parque da Independência, inaugurado em 1989, nas margens do córrego do bairro do Ipiranga, faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamada por D. Pedro I.

A área, de 161 300 metros quadrados, abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, além de um denso bosque e um grande trabalho de paisagismo no caminho entre o Monumento e o Museu.

Continua após a publicidade

O parque acaba de ganhar uma nova área de lazer com pista de skate, aparelhos de ginástica, parquinho e sala multiuso em um espaço de 25 mil metros quadrados.

skate ipiranga
Skatistas no Parque da Independência: nova área de lazer. (Mário Rodrigues/Divulgação)

Parque Trianon

Com 48 600 metros quadrados, o Parque Tenente Siqueira Campos, ou Parque Trianon, é um respiro para as áreas movimentadas do entorno, como a Avenida Paulista.

Continua após a publicidade

Com densa flora remanescente da Mata Atlântica, cheia de cedros-rosa, sapucaias, araribás, guaraiuvas e também algumas espécies exóticas, o complexo também conta com a Trilha do Fauno, que corta a densa vegetação.

Parque Trianon Avenida Paulista Passeio
Visão “do alto” do Parque Trianon. (Drone Cyrillo/Reprodução)

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.