Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Há risco de uma nova epidemia de H1N1?

Temida após o surto que chegou ao Brasil em 2009, a gripe influenza (H1N1) voltou a causar preocupação devido ao aumento repentino no número de infectados. Apenas na capital, nos últimos dias, foram registrados 35 casos, com doze mortes (no mesmo período do ano passado, foram quatro casos e nenhum óbito). + O que a cor do […]

Por Larissa Faria
Atualizado em 26 fev 2017, 12h46 - Publicado em 24 mar 2016, 17h34

espirro-gripe

Temida após o surto que chegou ao Brasil em 2009, a gripe influenza (H1N1) voltou a causar preocupação devido ao aumento repentino no número de infectados. Apenas na capital, nos últimos dias, foram registrados 35 casos, com doze mortes (no mesmo período do ano passado, foram quatro casos e nenhum óbito).

+ O que a cor do catarro diz sobre a sua saúde?

+ A vacina da gripe pode me deixar gripado?

Por causa disso, o governo estadual antecipou a campanha de vacinação (prevista para começar nacionalmente em 30 de abril). Para se prevenir, os hospitais da metrópole criaram alas específicas para evitar o contato de pacientes gripados com outros enfermos. O médico Luis Fernando Aranha Camargo, gerente médico do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, fala sobre as chances de uma nova epidemia, quais os cuidados devem ser tomados e sobre a eficiência da vacina. 

Continua após a publicidade

Existe chance de ocorrer uma nova epidemia como a de 2009?

Como a a população estava despreparada e o surto era uma coisa nova, o número de casos foi bastante elevado. Depois daquilo, foram feitas diversas campanhas de vacinação contra a gripe, inclusive a que previne o vírus A (H1N1). Desde então, continuaram ocorrendo casos, mas em menor escala. 

A vacina é eficaz? 

Não sabemos ainda a eficácia das vacinas contra o influenza (H1N1). Um das hipóteses para a volta do vírus é que elas não sejam tão fortes quanto deveriam. Outro ponto estaria relacionado à validade da vacina. As doses aplicadas em 2009 podem já não ter o efeito de prevenir contra as mutações que o vírus sofre ano a ano. 

Continua após a publicidade

Como não confundir a gripe A com outras doenças, a dengue, por exemplo?

O influenza causa congestão nasal, dor de garganta, tosse, febre e dor muscular. Semelhante à gripe comum, só que mais intensa. No caso da dengue, há febre, dor muscular, mas o doente não tem catarro.

Quais são os cuidados básicos para evitar o contágio?

Evitar aglomerações, tomar a vacina quando disponível. Manter as mãos limpas e usar álcool em gel.   

Continua após a publicidade

*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.