Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Hits de novela: o lado B de “Avenida Brasil”

Rita Lee ou Michel Teló? Marisa Monte ou Sorriso Maroto? Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: ela está na trilha sonora da novela Avenida Brasil.

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h08 - Publicado em 1 set 2012, 06h00

Rita Lee ou Michel Teló? Marisa Monte ou Sorriso Maroto? Sérgio Mendes ou João Lucas & Marcelo? Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: ela está na trilha sonora da novela “Avenida Brasil”.

Quem acompanha o folhetim escrito por João Emanuel Carneiro, que termina no fim de outubro, possivelmente já se pegou cantarolando o refrão de “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha” (de João Lucas & Marcelo) ou de “Assim Você Mata o Papai” (do Sorriso Maroto). Se isso aconteceu com você, caro leitor, não se preocupe: muitos dos hits brasileiros de 2012 estouraram graças ao apelo de personagens como a periguete Suélen (papel de Isis Valverde) e o malandro Leleco (Marcos Caruso).

Tão popular quanto os bordões e os figurinos dos personagens (saiba aqui onde encontrar os acessórios da novela), a trilha já rendeu dois discos com os temas brasileiros da novela. As músicas estrangeiras – entre elas, faixas do Coldplay e de Adele – não surtem igual efeito sobre a audiência. Pelo contrário: o pagode, o sertanejo e as canções românticas da MPB embalam o cotidiano dos moradores do Divino, subúrbio fictício do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Apesar de ter grudado nas rádios (e no gogó dos espectadores), essa trilha esquizofrênica sortida ainda tem potencial para multiplicar sucessos instantâneos. Uma parte desse repertório jaz numa espécie de limbo pop: ainda que o público o reconheça, não virou mania.

Mas esses “outsiders” merecem, é claro, um lugar no coração do Pop! Pop! Pop! A seguir, listamos cinco grudes sonoros que moram, digamos, no “lado B” do Divino. Aperte o play e boa diversão:

. “Ricardão”, Mariozan Rocha

O cantor piauiense, também conhecido como “O Furacão Sertanejo”, assinou com a gravadora Som Livre em 2012 e, não por acaso, foi parar na novela das nova. A música, composta com a dupla Devid & Emanuel, não está associada a apenas um personagem – parece funcionar em toda e qualquer intriga amorosa da novela. “Então me liga, vou te dar prazer: na cama, no sofá, no elevador, no seu apê”, o refrão promete.

Continua após a publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=oy-R0rEDwvY

. “Minha Razão”, Péricles (com Chitãozinho & Xoxoró)

O tema romântico do ex-jogador Tufão (Murilo Benício) carregou um pouco da sina do personagem: foi passado para trás por outras canções da novela. Ainda assim, são raros os capítulos que não recorrem à primeira frase da música: “Eu me apaixonei tão de repente…” Ela é interpretada numa parceria exótica entre a dupla Chitãozinho & Xororó e o pagodeiro Péricles, ex-vocalista do Exaltasamba, que participou recentemente do quadro Dança dos Famosos, no Faustão.

Continua após a publicidade

. “Tanta Coisa”, Paolo

E por falar em peixe fora d’água, eis uma canção que parece deslocada na novela. Em clima de “love song” italiana (o cantor nasceu em Milão e se mudou para o Brasil com dez anos de idade), ela apareceu nos créditos finais do centésimo capítulo, quando Carminha (Adriana Esteves) descobriu a identidade de Nina (Débora Falabella). E, como de costume, destoou do clima tenso do enredo. Em entrevistas, Paolo diz que “transpira o amor”. Faz sentido: sua música rende vários clipes fofos no YouTube.

https://youtu.be/XSk68NHk7CI

. “Pura Adrenalina”, Belo

Continua após a publicidade

Nos hits, o refrão sempre acaba se destacando, certo? Errado. Aqui, o importante é a introdução da faixa. Esqueça os versos. Vez ou outra, os diálogos da novela são antecedidos por um “Rê-rê-rê-rêêêê”. E só. Outros trechos da música interpretada pelo pagodeiro Belo têm muito destaque nos capítulos. Mereciam um pouco mais de carinho na edição dos episódios? “Não deixa esse nosso lance cair na rotina, você tá fugindo dessa adrenalina que é o tempero da paixão”, canta o carioca, no clímax da faixa. Ok, melhor não.

https://youtu.be/o9i3zidLFdk

. “Menina do Salão de Beleza”, Pedro Luís

A música está no primeiro disco solo do carioca Pedro Luís – dos projetos Monobloco e Pedro Luís e a Parede -, “Tempo de Menino”, e parece combinar com as cenas no salão de Monalisa (Heloísa Périssé). Mas só os mais atenciosos vão notar os trechos da faixa, subaproveitada pela produção. Não foi dessa vez que o cantor conquistou o horário nobre. Quem sabe na próxima novela das nove?

Continua após a publicidade

(Tiago Faria)

+ E se os personagens de ‘O Mágico de Oz’ fossem hipsters?
+ Os tumblrs mais fofos (e engraçados) sobre fãs
+ Na web: como assistir a shows na íntegra (e de graça)
+ Dez frases inesquecíveis do cinema

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.