Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Cinco mitos sobre estrias

Todo mundo, em algum momento da vida, já ouviu ou vai ouvir falar de estrias. Em especial, nós mulheres. Mas a verdade é que há um bocado de mitos em torno desse problema na pele, que, nada mais é do que uma cicatriz. São aquelas linhas que marcam o corpo e, às vezes, coçam. De […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 12h12 - Publicado em 29 abr 2016, 17h18

estria

Todo mundo, em algum momento da vida, já ouviu ou vai ouvir falar de estrias. Em especial, nós mulheres. Mas a verdade é que há um bocado de mitos em torno desse problema na pele, que, nada mais é do que uma cicatriz. São aquelas linhas que marcam o corpo e, às vezes, coçam. De maneira geral, surgem silenciosas, quando a gente menos espera. Para falar sobre o tema, verdades e mentiras, eu conversei com a médica dermatologista Rosiane Boabaid, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Confira, a seguir:

+ Um dia de sucos detox para queimar as gordices

1. Uma pessoa magra não tem estria?

MENTIRA. As estrias têm uma forte predisposição genética. Corre lá, agora, e espia o corpo da sua mãe. São grandes as chances de você replicar o mesmo – para o bem e para o mal. As estrias surgem porque a pele esticou demais, quebrando as fibras, principalmente as colágenas. Ou seja: houve um estiramento. Isso pode acontecer em alguns momentos da vida: na fase de crescimento, durante a gravidez ou quando engordamos demais. Há dois tipos de estrias, as avermelhadas ou roxas, que são mais recentes, e as brancas, tardias, cicatrizes mais antigas.

O ideal se mostra manter a pele sempre hidratada. Há cremes à disposição no mercado, nacionais e importados. As marcas internacionais tendem a ser melhores. Se a grana permitir, aposte nelas. Mas fórmulas manipuladas pelo seu médico e de acordo com a sua pele podem ser bem mais eficazes, segundo Rosiane.

2. Emagrecer dá estria?

MENTIRA. A estria se dá justamente porque engordamos em excesso. Quando perdemos muito peso, essas cicatrizes se tornam mais evidentes. Se a pessoa tiver pele clara, por exemplo, elas podem se disfarçar, diferentemente do que acontece em quem tem a pele mais escura.

Bem, o que fazer, então? Se você pretende encarar uma dieta pra perder até cinco quilos (não é uma regra exata), o ideal é fazer a prevenção, com a supervisão de um médico. Em geral, recomenda-se manter a pele hidratada. Se você planeja um emagrecimento mais radical, acima de 20, 30, 40 quilos, deixe a coisa rolar e trate depois. Até porque, junto com as estrias (que já estavam lá quando você engordou), aparecerão sobras de peles e flacidez. É mais eficaz fazer um tratamento depois para eliminar, ou minimizar, os problemas de vez.

estria

Continua após a publicidade

3. Não há como prevenir estrias na gravidez?

MENTIRA. Se você fizer corretamente a prevenção, com cremes bem umectantes e de boa qualidade, elas podem nem aparecer. Ou sumirem depois de um tempo – fazendo tratamentos. Muitas vezes, somente à base de creme, já resolve. No estiramento da pele, há coceiras. O segredo, aqui, é ser “caxias” e manter o corpo religiosamente bem hidratado, para garantir a elasticidade da pele.

+ Um canudinho para medir quanto seu filho ingere de açúcar nas bebidas

4. Homem não tem estrias?

MENTIRA. Claro que nós, mulheres, temos beemmmm mais chances do que eles. Mas os homens também têm. Seja porque engordaram muito, seja porque cresceram rapidamente na adolescência. Aliás, os adeptos da maromba (sem preconceito, gente, pelo amorrr) e que tomam alguns suplementos para ganhar músculos rapidamente são fortes candidatos a ter estrias.

5 – Estrias são eternas?

MENTIRA. Embora seja difícil (e trabalhoso) eliminar toda e qualquer cicatriz da pele, as estrias podem sim desaparecer. As de tom avermelhado, inclusive com tratamentos clínicos simples, com cremes. Hoje, no entanto, já existem tratamentos dermatológicos mais elaborados realizados a laser e com microagulhamento que podem eliminar ou minimizar o problema.

Em tempo: a médica Rosiane atende na Clínica Olimpíadas, na Vila Olímpia.

Se você quiser me mandar uma sugestão de pauta, escreve pra mim: chrismartinez@butiquedeletras.com.br. Para me seguir nas redes sociais, só clicar em @canseidesergorda_ ou no Facebook, Cansei de Ser Gorda.

Continua após a publicidade

Um beijo, até mais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.