Imagem Blog

Últimas de São Paulo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Notícias quentes e bastidores da cidade
Continua após publicidade

Artista Ivald Granato morre aos 66 anos

Na madrugada deste domingo (3), Ivald Granato, artista que despontou seu trabalho em diversas frentes, como teatro, música, circo e artes visuais, morreu aos 66 anos. Segundo a família, ele se sentiu indisposto ao longo do sábado (2) e faleceu ao sofrer uma parada cardíaca enquanto dormia. + Os bastidores da turnê de Roberto Carlos […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 12h06 - Publicado em 3 jul 2016, 14h31

dsc_9018-ivald-granato

Na madrugada deste domingo (3), Ivald Granato, artista que despontou seu trabalho em diversas frentes, como teatro, música, circo e artes visuais, morreu aos 66 anos. Segundo a família, ele se sentiu indisposto ao longo do sábado (2) e faleceu ao sofrer uma parada cardíaca enquanto dormia.

+ Os bastidores da turnê de Roberto Carlos

Ivald Granato: o bambambã das tintas (Foto: Adriano Conter)

Ivald Granato: o bambambã das tintas (Foto: Adriano Conter)

“É com muita tristeza e muito amor por ele que comunicamos que Ivald Granato nos deixou essa noite. Ficaremos com o carinho dos amigos e a alegria que ele sempre trouxe. Em breve teremos informações mais exatas, obrigado pelo carinho”, disse o comunicado publicado pela família de Ivald em sua página no Facebook.

Continua após a publicidade

O corpo do artista será velado no cemitério Gethsêmani ainda hoje, no período da tarde, e o enterro acontecerá amanhã, no mesmo local, às 11h.

Com energia incessante, o artista plástico Ivald Granato era um homem de pinceladas rápidas e produtividade espantosa. Tem obras em quase todos os grandes museus do Brasil e fez exposições em diversos países. Nas décadas de 70 e 80, causava alvoroço com suas performances — vestiu-se, por exemplo, de Ciccillo Matarazzo, Andy Warhol e Neusinha Brizola, entre outros.

Imagem de capa de Veja São Paulo: assinada por Ivald Granato

Imagem de capa de Veja São Paulo: assinada por Ivald Granato

Em 2013, foi convidado por VEJA SÃO PAULO para ilustrar uma capa sobre traição. Granato propôs duas versões sobre o assunto: uma imagem com três figuras, sendo que uma delas aparece literalmente apagada da cena, de escanteio, e outra com um coração partido, cheio de confusões gráficas. “Para mim, infidelidade é isso: se você está com o coração dividido, com algumas aberturas, vai acabar traindo. Mas, se o coração está preenchido, saudável, você vai viver um amor único, e pronto.”

Continua após a publicidade
Sua interpretação para a traição: olhar e pincéis afiados

Sua interpretação para a traição: olhar e pincéis afiados

Um dos pioneiros da performance no Brasil, Ivald Granato fez A Safada de Copacabana, com apenas 15 anos. Na obra, o artista aparecia vestido de mulher. Para sorte do público, Granato tinha o cuidado de fazer colagens, desenhos e pinturas com essas imagens históricas, imprimindo aos registros seu jeito frenético e debochado de ver o mundo.

O artista em apresentação na Pinacoteca (1980): intervenções viscerais

O artista em apresentação na Pinacoteca (1980): intervenções viscerais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.