Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Jogador do Palmeiras faz sucesso no Instagram com minirresenhas de livros clássicos

O meia Gustavo Scarpa já postou mais de 90 críticas sobre autores como Machado de Assis e Tolstói e chegou a incentivar outros jogadores a lerem também

Por Humberto Abdo
Atualizado em 26 jun 2021, 11h01 - Publicado em 26 jun 2021, 10h46

Líder na temporada de jogos e em alta no Palmeiras, o meia Gustavo Scarpa tem se destacado com um outro talento: crítico de livros. Torcedores do verdão descobriram nos últimos dias a paixão de Scarpa por livros ao encontrar em seu Instagram uma série de mini resenhas bem-humoradas sobre clássicos como A Metamorfose, de Franz Kafka, e O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. No total, são mais de 90 pitacos sobre as obras.

“Incompreensível, mas da hora”, resumiu ao terminar a leitura de O Processo, de Kafka. “O povo só não quer ser oprimido”, disse sobre O Príncipe, de Maquiavel.

“Já estou tirando os troféus da estante para abrir espaço para mais livros, né? Vou achar outro lugar para colocar os prêmios”, disse o jogador em entrevista ao G1. Segundo ele, o gosto pela leitura começou na sétima série (ou oitavo ano), com Tonico e Carniça, do brasileiro José Rezende Filho.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Continua após a publicidade

Mas o apreço maior veio com a Bíblia, em 2009, quando o jovem começou a frequentar a igreja. Dez anos depois, a lista de interesses aumentou. “Minha tia me deu a biografia do Steve Jobs, aí curti para caramba e comecei a querer conhecer outras coisas.”

Seu favorito hoje é o russo Fiódor Dostoiévski. “São livros grandes, mas histórias muito legais, que passam rápido. Quando vi, já tinha lido um tantão!”, conta.

Para conciliar o hábito com a vida de jogador, Scarpa lê até no vestiário. “Eu tenho o hábito de ler independente do lugar ou do momento (do time). Se ganhou ou perdeu, não dá para se basear nisso, né? Questão é chegar em campo e dar o seu melhor. Depois, a vida precisa seguir.”

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.