Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Lâmpada promete internet por meio das ondas de luz

O Li-Fi promete ser até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 6 abr 2018, 19h06 - Publicado em 5 abr 2018, 15h23

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? 

Se liguem no post de hoje, sobre uma novidade que promete internet de um jeito que você nunca viu igual. Curiosos?

Galera, a Philips anunciou recentemente a lâmpada Li-Fi que transmite internet por meio da luz. Sim, é isso mesmo. Segundo o fabricante, a velocidade chegaria a 30 Mb/s, sem comprometer a iluminação. A Philips está apostando todas as suas fichas nessa nova tecnologia. 

As Philips Lighting são luminárias que utilizam ondas de luz para realizar a conexão com banda larga e permitir a passagem de dados entre dispositivos. Com os testes que já foram feitos, o Li-Fi se mostrou até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi. Será mesmo? Já quero! Rsrs.

Continua após a publicidade

O Wi-Fi, como sabemos, utiliza frequências de rádio, e as lâmpadas Li-Fi, ondas de luz para “distribuir” o sinal. Sendo assim, há chances de se conseguir um sinal mais estável e rápido. O usuário ainda consegue transmitir vídeos com qualidade HD e realizar videochamadas.

A nova tecnologia é indicada principalmente para lugares onde não pode haver interferências de radiofrequências, como hospitais. Outra forma bacana de utilizar a ferramenta é onde o sinal de Wi-Fi não consegue chegar ou “pegar”. Por exemplo, áreas de alta segurança como serviços financeiros ou governamentais. Por enquanto, o mecanismo está sendo testado em uma empresa francesa.

A lâmpada conta com dois modelos, a Philips PowerBalance gen2 e a Philips LuxSpace. A lâmpada traz um modem que articula a luz de LED com suas intensidades e frequências altas e totalmente imperceptíveis aos nossos olhos. Uma regrinha é que, para funcionar, a luminária deva estar acesa. Além disso, você precisa conectar o dispositivo externo (dongle) à entrada USB do seu notebook ou tablet para conseguir trocar dados. O dongle Li-Fi percebe a luz da luminária e retorna os dados à lâmpada por meio de um link infravermelho. Realmente é muita tecnologia envolvida.

Continua após a publicidade

O objetivo dessa tecnologia é que seja utilizada de forma simples pelos dispositivos, sendo possível se beneficiar sem o uso do dongle externo. Para ficar mais claro, é só pensar como funciona com o Bluetooth e o Wi-fi.

Mesmo sabendo que ainda está em testes, nós que vivemos tecnologia 24 horas por dia nos orgulhamos de projetos assim.

@infomania.thiago

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.