Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Maionese aumenta o colesterol?

A nutricionista Gabriela Bragueroli Cunha, do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, tira a dúvida

Por Gabrielli Menezes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 fev 2017, 13h02

Boa notícia para os fãs desse alimento: ele não aumenta o colesterol.

A maionese, se comparada ao ovo, tem 98% menos colesterol. O motivo é a sua composição. Formada em grande parte por óleo vegetal – gordura insaturada -, não soma altos níveis do vilão em questão. Segundo a nutricionista Gabriela Bragueroli Cunha, do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o único colesterol presente na maionese é proveniente do próprio ovo.

A médica indica o consumo da maionese industrializada, que, por ser feita com ovos pasteurizados, é considerada mais segura e saudável do que a versão caseira. “Nela, a quantidade de óleo é reduzida e substituída por amido modificado, o que dá a mesma consistência e reduz calorias e gorduras”, explica. Como alerta, a nutricionista lembra do risco de contaminação por salmonela com o ovo cru. “A industrializada, ao contrário da caseira, não tem salmonela de jeito algum”.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse item pode ser utilizado até em dietas, pois sua grande quantidade de gordura vegetal dá uma sensação de saciedade com rapidez. “Indicamos o uso em patê de frango ou de atum. A maionese é, inclusive, mais recomendada do que o requeijão, que é mais calórico”, entende.

Continua após a publicidade

Mas fique atento: apesar do molhinho estar quase livre de colesterol, segundo Gabriela, é bom prezar por uma alimentação regrada e não abusar.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.