Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Limão ajuda a emagrecer?

Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, responde

Por Catherine Barros Atualizado em 2 ago 2017, 08h22 - Publicado em 1 ago 2017, 19h33

O suco do limão é rico em vitamina C, essencial para o bom funcionamento do organismo. A substância reduz o risco de doenças cardíacas e a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, frutas cítricas, em geral, contribuem para diminuir o nível de colesterol.

Por isso, há diversas dietas relacionadas a essa fruta. Uma das mais comuns é tomar em jejum, com água morna, para “limpar” o corpo e fortalecer o sistema imunológico.

No entanto, não há comprovação científica sobre sua eficácia no emagrecimento.

“Em testes com animais, o extrato de limão se mostrou eficaz em promover a perda de peso. Mas não existem estudos conclusivos em seres humanos”, explica o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio-Libanês.”O que podemos dizer, com certeza, é que ele é um ótimo aliado na dieta por ter poucas calorias. Assim, seu suco pode substituir bebidas calóricas, como achocolatados e refrigerantes.”

De acordo com o médico, pessoas saudáveis podem consumir o limão – seja o taiti, o cravo (também conhecido como limão-rosa), siciliano ou galego – à vontade. “Não há uma dose mínima ou máxima recomendada. Uma exceção são os portadores de gastrite, que podem ser mais sensíveis ao consumo da fruta. Portanto, bom senso é sempre a chave”, aconselha o endocrinologista.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade