Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Harry faz homenagem ao avô, o príncipe Philip, à parte da família real

“Lenda do churrasco e descontraído até o final”, disse ele sobre o patriarca, que morreu aos 99 anos

Por Redação VEJA São Paulo 12 abr 2021, 18h59

Já em Londres para o enterro do príncipe Philip, falecido na última sexta-feira (9), príncipe Harry fez uma homenagem a seu avô. “Ele era meu avô: mestre do churrasco, lenda das brincadeiras e descontraído até o final”, brincou. Seu pronunciamento ocorreu à parte da comunicação oficial da família real e também da de seu irmão, o príncipe William, o que deixou clara a distância existente entre os dois. O enterro de Philip, duque de Edimburgo, está previsto para sábado (17).

O pronunciamento de Harry ocorreu horas após chegar ao país inglês, sem sua esposa, Meghan Markle, que não pôde viajar por conta de seu estado avançado de gravidez. Esta é a primeira visita do príncipe, recém-saído da família real britânica, após a bombástica entrevista do casal concedida à Oprah.

Na fala, Harry exaltou a importância que o príncipe teve para o Reino Unido e para a rainha Elizabeth em seus 73 anos de casamento. Também mostrou sua visão a respeito do avô: um homem autêntico, muito honrado e que deixará saudades para todos.

Ao final do pronunciamento, Harry colocou as palavras ‘Per Mare, Per Terram’ (“Por mar, por terra”), lema dos Royal Marines.

Confira o pronunciamento de Harry na íntegra:

“Meu avô foi um homem de muito serviço prestado para a nação, grande honra e senso de humor. Ele era autêntico, afiado nas palavras, e podia manter a atenção de qualquer público pelo seu charme – e também porque nunca se sabia o que ele poderia dizer.

Continua após a publicidade

Ele vai ser lembrado como o mais longa companhia da Monarca, um militar condecorado, um Príncipe e um Duque. Mas, para mim, assim como muitos de vocês que perderam um ente querido ou um avô neste ano horrível que se passou, ele era meu avô: mestre do churrasco, lenda das brincadeiras e descontraído até o final.

Ele foi uma rocha para a Sua Majestade a Rainha com devoção incomparável, a seu lado por 73 anos de casamento, e, enquanto eu poderia continuar falando, eu sei que neste momento ele diria para todos nós, com uma cerveja na mão ‘oh, seguimos’.

Então, Avô, muito obrigado pelo seu serviço, sua dedicação à Vovó, e por sempre ser você mesmo. Você deixará singulares saudades, mas sempre será lembrado – pela nação e pelo mundo. Meghan, Archie e eu (e também sua futura bisneta) sempre teremos um lugar especial para você em nossos corações.

Por mar, por terra.”

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Continua após a publicidade
Publicidade