Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Creatina: o que é e como usá-la

A creatina é um constituinte dietético natural retirado de alimentos de origem animal — ela é sintetizada principalmente pelo fígados, mas os rins e o pâncreas também podem fazer o trabalho. Ela é obtida através da sintetização de 3 aminoácidos: glicina, arginina e metionina. As principais fontes de creatina para a ingestão são as carnes […]

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 26 fev 2017, 21h27 - Publicado em 21 jul 2014, 11h41

creatina-faz-mal

A creatina é um constituinte dietético natural retirado de alimentos de origem animal — ela é sintetizada principalmente pelo fígados, mas os rins e o pâncreas também podem fazer o trabalho. Ela é obtida através da sintetização de 3 aminoácidos: glicina, arginina e metionina. As principais fontes de creatina para a ingestão são as carnes e peixes. Muitos estudos tem mostrado que a suplementação da creatina pode ser benéfica para praticantes de atividade física pois aumenta massa, força e potência — ou seja, tudo que um atleta sempre quis.Mas nada na vida é tão fácil assim, então vamos esclarecer o assunto:

A suplementação da creatina é muito estudada por ter mostrado a capacidade de melhorar a performance do atleta pois “fornece” energia e retarda o processo de fadiga e os resultados são de fato animadores.

Já no seu uso para aumento de massa magra, o que os estudos mostram é que na verdade acontece um acúmulo de água maior no organismo porque a creatina tem um alto poder osmótico, ou seja, ela “suga” a água, deixando o individuo mais inchadinho.

A excreção da creatina é pelos rins e doses altas e exageradas podem sim fazer mau para o organismo. Portanto, nunca use nenhum suplemento sem orientação individualizada!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.