O que ‘Roque Santeiro’ e ‘Os Simpsons’ têm em comum?

O talento inesquecível de Waldyr Sant'anna

Uma das vozes mais conhecidas da dublagem brasileira nos deixou nesse fim de semana aos 81 anos de idade. Waldyr Sant’anna ensinou centenas de personagens a falar português, de filmes para cinema a desenhos animados, numa carreira na dublagem que durou sessenta anos. Antes disso, porém,  ele já era locutor de rádio e ator de rádio-novelas.

 

Waldyr Sant’anna como Terêncio em Roque Santeiro:

 

Ator versátil e advogado de formação, Waldyr fez também diversas novelas na Globo, entre elas o mega sucesso Roque Santeiro, onde era o capataz de Sinhozinho Malta (Lima Duarte). Mas é na dublagem que ele é mais facilmente reconhecido, principalmente por ter sido o primeiro dublador de Homer Simpson, e ter dado ao personagem uma identidade única, um pouco diferente do original. Matt Groening, o criador dos Simpsons, chegou a dizer que quando imaginou o Homer, era uma voz assim que ele queria.

Waldyr Sant’anna também era a principal voz de Eddie Murphy nas dublagens dos anos 80 e 90, em filmes como os icônicos Um Tira da Pesada, Trocando as Bolas e Um Príncipe em Nova York. Ele foi também o Engenheiro Montgomery Scott na redublagem de Jornada nas Estrelas, a série original. Já na série Jornada nas Estrelas a Nova Geração, há uma curiosidade: na primeira temporada, ele dublou um personagem diferente em cada episódio. Sempre que havia um convidado, davam a ele a voz do Waldyr.

 

Waldyr Sant’anna fazendo diversos personagens de Eddie Murphy em Um Príncipe em Nova York:

 

O trabalho de dublagem feito no Brasil é reconhecidamente um dos melhores do mundo e foi graças a lendas como Waldyr Sant’anna que atingimos esse patamar. Que ele tenha o merecido descanso.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s