Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Dez momentos épicos de Hebe na televisão

A trajetória da apresentadora se confunde com a história da televisão no Brasil

Por Roosevelt Garcia - 27 Oct 2017, 13h21

Homenageada no grandioso musical atualmente em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, Hebe Camargo é nada menos que uma lenda na história da televisão no Brasil. Presença constante na telinha desde os primeiros dias da inauguração da primeira TV do Brasil, a TV Tupi de São Paulo, Hebe se tornou uma das mais queridas personalidades do país desde aquela época.

Cantora de rádio já aos 14 anos, ela alternava entre a paixão pela música, cantando de boleros a sambas, e a televisão, onde apresentou o primeiro programa feminino do país, chamado O Mundo é das Mulheres, em 1955. Mas foi na Record, nos anos 60, que ela iniciou o formato do programa que a acompanharia pela vida toda. Chamado simplesmente de “Hebe”, o programa ia ao ar todos os domingos e ela recebia celebridades para entrevistar em seu sofá. Era uma pessoa simples, carismática e bem humorada, e sua identificação com o público era imediata.

Voltou depois para a Tupi, passou pela Bandeirantes e entrou para o SBT em 1986, onde ficou por 24 anos. Em 2010, ela foi para a RedeTV!, mas decidiu voltar ao SBT em 2012. Infelizmente, sua reestreia no canal de Silvio Santos acabou não acontecendo.

Faz cinco anos que a TV está sem a sua alegria, os seus selinhos e a sua “gracinha”. Relembre dez momentos memoráveis na carreira da Rainha da Televisão Brasileira, que completaria 88 anos de idade em 2017.

 

Continua após a publicidade
  • Musical na Tupi em 1950, com Ivon Cury

Inicialmente escalada para a festa do início das transmissões da TV Tupi, em 1950, ela cantaria o “Hino da Televisão”, música especialmente composta para a ocasião. Declinou do convite, e Lolita Rodrigues acabou ficando com a tarefa. Alguns dias depois, no entanto, Hebe participou com Ivon Cury do programa Rancho Alegre, primeiro programa musical da TV. Ainda morena, e com 21 anos de idade, ela cantava ao lado dele.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
  • Romeu e Julieta, com Ronald Golias

Em 1968, Hebe já tinha seu consagrado programa de entrevistas e variedades na Record, e participou do Show do Dia 7, especial encenando Romeu e Julieta ao lado de Ronald Golias, Nair Belo, Walter Dávila, Mussum e grande elenco. A hilariante apresentação contagiou até a própria Hebe, que não conseguia parar de rir.

 

Continua após a publicidade
  • A volta à Tupi

Já em 1974, após alguns anos fora da TV, Hebe retornou à Tupi, num programa em cores. Era o seu retorno à casa onde tinha iniciado a carreira na televisão 24 anos antes.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
  • Trocando de lugar com Rita Lee

Em 1987, Hebe recebeu Rita Lee em seu programa no SBT, e ambas cantaram Só de Você, mas uma caracterizada como a outra. Hebe se tornou Rita Lee, que se tornou Hebe.

 

Continua após a publicidade
  • Foi aplaudida unanimemente no Roda Vida, fato inédito no programa

Em 1987, Hebe participou do programa Roda Viva, na TV Cultura. Os jornalistas encarregados de sabatinar o convidado geralmente são críticos vorazes do seu trabalho, e isso até começou assim. No decorrer do programa, no entanto, Hebe ganhou a simpatia de todos com sua simplicidade, e no final foi aplaudida de pé por todos os entrevistadores. Isso mal pode ser visto no final do programa que foi ao ar, mas este fato está registrado na biografia dela, lançada este ano.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
  • Hebe e Xuxa

Hebe adorava a Xuxa. Depois de muito insistir com a Globo, Boni finalmente liberou a rainha dos baixinhos para ser convidada no programa da Hebe no SBT, em julho de 1989. Boni se arrependeu depois, pois o programa da Hebe ficou em primeiro lugar no Ibope naquela noite, batendo o TV Pirata da Globo.

 

Continua após a publicidade
  • Romeu e Julieta de novo

Em 1990, o SBT reencenou o clássico feito na Record  na década de 60, levando novamente ao ar a história de Romeu e Julieta com Hebe, Nair Bello e Ronald Golias reprisando seus papeis. O humor foi atualizado para aqueles dias, mas Hebe e Nair continuavam não se aguentando de tanto rir, como na produção original. Houve anda uma terceira versão, também no SBT, encenada em 2003.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
  • Mariah Carey

Recebendo a cantora romântica Mariah Carey em seu programa em 1999, Hebe estava tão emocionada que não conseguia pronunciar o nome da artista, errando todas as vezes que tentava.

 

Continua após a publicidade
  • Junto com Lolita e Nair no Jô

Amigas desde os anos 40, Hebe, Nair Bello e Lolita Rodrigues tinham uma cumplicidade espontânea e se divertiam muito quando estavam juntas. Em abril de 2000, as três foram convidadas para o programa do Jô Soares, que retornava à Globo, e renderam um dos melhores momentos do seu programa em todos os tempos, segundo o próprio Jô.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
  • O “desmaio” no Teleton

No Teleton de 2010, emocionada com a arrecadação recorde, Hebe fingiu desmaiar no palco, e foi logo pega por Silvio Santos e Celso Portiolli, que a balançaram no ar.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Publicidade