Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Ouça comerciais raros das rainhas do rádio dos anos 50

Áudios restaurados estão à disposição do público

Por Roosevelt Garcia - 18 Jun 2018, 12h39

A Bunge é uma companhia multinacional de origem holandesa que está desde 1905 no Brasil, onde é a principal empresa do ramo agro-alimentar e dona de marcas como Salada, Soya, All Day, Delícia, Primor e Salsaretti. Está presente em todo o país em mais de 100 instalações e com um efetivo de cerca de 20 000 funcionários.

Seus números são realmente impressionantes, mas uma coisa em especial chama mais a atenção de quem acompanha aqui o nosso blog Memória: a Bunge mantém o Centro de Memória Bunge, um acervo invejável no que diz respeito a sua história por aqui, com itens como fotografias, cartazes, áudios e vídeos de toda a história de seus produtos, principalmente da área de publicidade.

Em uma pesquisa rápida, podemos encontrar provas de cartazes dos anos 70 das margarinas Delícia e Primor, comercias do jeans Santista e áudios de publicidade muito antigos, tudo devidamente restaurado e guardado com o cuidado que a história merece.

Recentemente, foram restaurados comerciais de rádio dos anos 50 gravados pelas nossas rainhas do rádio daquela época: Dolores Duran, Elizete Cardoso, Dircinha e Linda Batista. São áudios raríssimos e bem preservados, comerciais de margarina e óleo de soja das marcas da empresa. Ao todo, o Centro de Memória Bunge recuperou mais de 900 arquivos de áudio gravados entre 1930 e 1960.

Continua após a publicidade

Ouça algumas dessas peãs dos anos 50.

O Centro de Memória Bunge é aberto a visitação mediante agendamento. Também há uma versão on-line que contém a maioria de seu acervo.

Centro de Memória Bunge

Continua após a publicidade

Rua Diogo Moreira, 184 – Pinheiros

Telefone: 3914-0846

Site oficial: www.fundacaobunge.org.br/acervocmb

Publicidade