Imagem Blog

Vinho e Algo Mais Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Por Marcelo Copello
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
Continua após publicidade

10 passos para você escolher o vinho em um restaurante

Aí vai um roteiro de como pedir a bebida em estabelecimentos, com dicas para não cometer deslizes

Por Marcelo Copello
Atualizado em 20 jan 2022, 14h32 - Publicado em 19 fev 2020, 17h29

Quando comecei a dar cursos básicos de vinho, quase trinta anos atrás, a aula que mais interessava aos alunos era Como não pagar mico no restaurante. A frase é de efeito, pois a sensação dos enófilos diante de uma extensa carta de vinhos e de um sommelier engravatado, muitas vezes, é de pânico.

O medo de gafes, especialmente se for em um primeiro encontro romântico, é enorme. Relaxe, pois tudo pode ser simples, basta seguir uma lógica, norteada pelo bom senso e pela educação. A simplicidade deve prevalecer sobre qualquer tradição ou rigidez.

Abaixo, a sequência 10 passos para você melhor escolher o vinho em um restaurante, com dicas para não cometer deslizes.

1- Ao chegar no restaurante, o sommelier, maître ou garçom deve oferecer a carta de vinhos, ou você pode pedi-la: “A carta de vinhos, por favor”.

2- Leia a carta com calma e fique à vontade para pedir mais informações. Se tiver dúvidas, confira o que for necessário com o sommelier (safras, regiões, produtores etc). Se achar necessário, peça para ver a garrafa, sem compromisso.

3- Sempre vale pedir a orientação ao sommelier. Esse profissional está lá para isso e é o melhor conhecedor da carta e do menu. O bom sommelier saberá identificar seu gosto e sua disposição financeira, além de fazer o melhor casamento com o menu e conciliar o gosto de todos à mesa.

4- Ao trazer a garrafa solicitada, o sommelier deve mostrá-la antes de abri-la. Confira seu pedido, veja se o vinho e a safra estão corretos e autorize a abertura. Um simples: “pode abrir”.

Continua após a publicidade

5- O sommelier desarrolhará a garrafa em um local onde você possa ver, uma mesa ao lado, talvez. Ele irá, então, provar um microgole do vinho para verificar se não está estragado.

6- Na sequência, servirá uma pequena dose para você. Verifique se o vinho está de acordo com o que desejava. Depois de sua aprovação (veja abaixo “a recusa da garrafa”), autorize: “pode servir”. O sommelier colocará a bebida na taça de todos os outros à mesa (primeiro as mulheres e depois os homens). Caso haja um homenageado ou uma autoridade, esta pessoa será servida em primeiro lugar. Por último, sua taça será completada.

7- O sommelier deve colocar uma quantidade de bebida que nunca deve ultrapassar a metade da taça, para que haja espaço suficiente para os aromas se desprenderem da bebida.

8- O sommelier bem treinado saberá dividir a garrafa de forma que todos recebam uma dose idêntica, e não abrirá outra garrafa sem sua autorização. Neste caso, a outra garrafa – mesmo que seja do mesmo vinho – seguirá todo o ritual novamente.

9- Ao mudar de prato é normal mudar de vinho, afinal, você pode estar curioso para provar outros rótulos da carta. Mude de vinho quantas vezes achar necessário, o sommelier irá orientá-lo a cada escolha. Exija também que a taça seja trocada sempre que houver mudança de vinho.

10- Se ao acabar a refeição sobrar vinho na garrafa, leve o restante para casa. Alguns apreciadores levam a garrafa, mesmo vazia, para enriquecer sua coleção de rótulos, por exemplo.

Continua após a publicidade

E se o vinho estiver ruim, posso devolver?  

Você só deve recusar o vinho que escolheu se ele estiver defeituoso. Se o vinho estiver perfeitamente bom, mas não era bem o que você queria, paciência. Contudo, se foi o sommelier que escolheu o vinho, esta troca é mais fácil. Se você for trocar o vinho, não pelo mesmo rótulo, mas por um vinho diferente, a etiqueta recomenda que você peça um vinho de preço semelhante, pois pode parecer que você se arrependeu do valor a ser pago, não do rótulo. A maioria dos bons restaurantes aceitará a recusa da garrafa sem discussão. Caso o sommelier discorde de você em relação a problemas do vinho, ele o aconselhará a não trocar por outra garrafa do mesmo rótulo, pois o problema está na incompatibilidade do vinho com seu gosto pessoal. A tolerância na questão da troca varia muito de restaurante para restaurante. Nem todos seguem o lema: “o cliente tem sempre razão”. Vale sempre a conversa, o entendimento e o bom senso.

Para que serve a rolha? 

Talvez o sommelier, ao abrir a garrafa, lhe entregue a rolha, ou a coloque a seu alcance em um pires, por exemplo, para que possa examiná-la. Não é necessário examinar a rolha ou fazer algum comentário, pois se o vinho está aberto, faz mais sentido provar logo o vinho. No entanto, caso queira, examine-a e cheire-a. Se ela estiver verde e bolorenta, talvez o vinho esteja estragado. Se a rolha está sem cor e o vinho é muito escuro, pode ser sinal de que a garrafa estava de pé. Se a rolha é longa, indica um vinho de guarda, por exemplo. Muitos enófilos colecionam rolhas, se este for seu caso, não se acanhe e leve-a para casa. Ela é sua.

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.