Clique e assine por apenas 5,90/mês
A Tal Felicidade Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos

Coragem é essencial no caminho para ser feliz

"Não conheço pessoas que tenham realmente sucesso se não forem corajosas e conscientes", diz a coach Carla Brandão

Por Carla Brandão - Atualizado em 16 out 2020, 02h08 - Publicado em 16 out 2020, 02h10

MUITAS DEFINIÇÕES Quando pergunto a pessoas diversas o que é coragem, ouço respostas diferentes. Em todas elas, reconheço a alma que encontra voz e um momento de liberdade. Sim, coragem é liberdade para manifestar a verdade de cada um.

OBSTÁCULO NO CAMINHO Comecei a ter consciência dessa força muito nova, mas só após uma separação conjugal fui pesquisar mais a fundo e encontrei o dilema do temor. O medo invade a rota de cada um de formas diferentes, mas o fato é que só depois de algum momento de falta de escolha é que muitos se predispõem a recobrar a coragem nata e usufruir dos benefícios desse uso.

REAPRENDER A CAMINHAR Acabamos sendo treinados a ponderar perdas, ganhos, dívidas. Colocamos na mesa muitos elementos que trapaceiam e nos impedem de fazer a escolha certa. O que mais me fascina é ver um adulto voltar a “andar” com as próprias pernas, fazendo uso da legítima coragem que traz no coração. Agir pelos princípios da sua alma é fundamental na hora de tomar uma decisão.

ELEMENTOS-CHAVE Todo mundo quer ser feliz, mas nunca nos ensinam que basta não perder a ingenuidade, a franqueza e a vontade. Esses três ingredientes reunidos são como um voucher de entrada em um paraíso. Quando as dúvidas, inseguranças, perdas, temores e fracassos acabam ditando a regra, passamos a pôr os desgostos debaixo do tapete em vez de encará-los.

QUESTÃO DE TREINO Eu sonho em ter uma escola em que esses conceitos seriam “treinados” desde sempre. Teríamos a cena perfeita: maturidade com frescor. Sem temer o julgamento alheio, diríamos o que sentimos de forma empática, olharíamos para as fraquezas alheias com compaixão. Sucesso não seria apenas ter um troféu, o resultado de uma competição.

ATENÇÃO MÚLTIPLA Sucesso é dar atenção a todas as áreas da vida com igual cuidado. Não conheço pessoas que tenham realmente sucesso se não forem corajosas e conscientes. Há muitos aspectos: social, saúde, família, financeiro, trabalho, espiritual e intelectual. Parece difícil, mas não é. Exige vontade para cuidar de si.

Continua após a publicidade

PÔR EM PRÁTICA Costumo dizer para meu filho que, se fizesse tudo o que sei, tudo funcionaria muito bem. O problema é que sucumbimos às tentativas do nosso ego, que adora uma zona de conforto. Nesse lugar, é mais fácil praticar a reclamação, a autopiedade, e não saborear o que a vida oferece de melhor graciosamente.

SEM PASSAR EM BRANCO Quantas pessoas você conhece que parecem ter tudo e mesmo assim vivem em uma espécie de branco? Nada almejam, nada fazem, não sabem o que querem, agem pelo comodismo, sendo mais fácil olhar para o lado de fora. Sim, olhar para dentro é a saída.

PERDOAR PARA SEGUIR Certa vez, em um dos cursos que fiz, questionei o professor: “E se eu errar?”. Ele prontamente respondeu: “Conserte o quanto antes, não perca tempo. Tempo é energia!”. Aplicar a coragem é também perdoar. Perdoar é esquecer, apagar da alma. Só assim a felicidade será palpável.

Carla Brandão: aplicar a coragem é também perdoar Divulgação/Divulgação

Carla Brandão (@carlabrandao11) fez da coragem a principal palavra do vocabulário. É coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de outubro de 2020, edição nº 2709

Continua após a publicidade
Publicidade