Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Pousada Refúgio”, de Leonardo Cortez: incômodo emergente

Pedro Granato dirige comédia dramática sobre o desconforto do brasileiro de classe média diante do cotidiano opressor

Por Dirceu Alves Jr.
20 jun 2018, 14h50

O dramaturgo paulistano Leonardo Cortez firma a cada trabalho seu vínculo a temas da realidade brasileira. Exemplos dessa sensibilidade para radiografar crônicas sociais são as peças Maldito Benefício (2014) e Sala dos Professores (2016), ambas encenadas por Marcelo Lazzaratto.

Na comédia dramática Pousada Refúgio, o autor alia-se ao diretor Pedro Granato, responsável pelo impactante Onze Selvagens (2017), e alcança um jogo de espelhos com a plateia entre a diversão e o incômodo. No palco estão o desconforto do brasileiro emergente diante do cotidiano opressor e o sonho de recomeçar uma vida em um lugar desconectado dessa existência.

+ P.I. – Panorâmica Insana: cenas de um tempo absurdo 

O publicitário Zé Carlos e sua mulher, Walkíria (representados pelo autor e por Glaucia Libertini), recebem para jantar um casal menos endinheirado, o professor Pardela e a psicóloga Cleide (interpretados por Maurício de Barros e Tatiana Thomé). Juntos, eles planejam construir um hotel em uma região bucólica e sossegada, que seria gerenciado por Ronaldo (o ator Daniel Dottori), o irmão problemático de Walkíria.

+ 1984: Zé Henrique de Paula encena um ano que não terminou.

Continua após a publicidade

À medida que as garrafas de vinho são esvaziadas, a sinceridade do grupo se faz nítida a ponto de gerar mágoas progressivas. Os personagens ganham novos contornos, e uma discussão ética entra no primeiro plano da ação. O risco da caricatura no desenho de cada um se desfaz na segura direção de Granato. Possíveis exageros no limite tragicômico, trilhado principalmente por Cortez e Glaucia, são controlados e induzem a uma reflexão sobre os valores que tomaram conta da sociedade. Barros, Tatiana e Dottori ilustram bem a opressão cotidiana que precisa ser relevada em nome da convivência.

Peça com potencial para atingir plateias amplas, Pousada Refúgio é um teatro conectado com o momento, de narrativa direta e, por vezes, digestiva, capaz de fisgar um público disposto a compreender o que lhe for conveniente (80min). 14 anos. Estreou em 7/6/2018.

+ Espaço Cênico do Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia. Quinta a sábado, 21h30; domingo, 18h30. R$ 20,00. Até domingo (1º).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.