Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Outros”, do Grupo Galpão: espetáculo é colcha de retalhos do caos

A companhia mineira retoma parceria com o diretor Marcio Abreu em montagem essencialmente performática, que estimula o espectador através dos sentidos

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 7 fev 2019, 14h59 - Publicado em 7 fev 2019, 13h15

Em constante movimento, o Grupo Galpão permanece atento aos ruídos do país e conectado a diversos encenadores. O sucesso de Nós (2016), porém, levou a companhia mineira a repetir a parceria com o diretor Marcio Abreu em Outros, montagem essencialmente performática, que estimula o espectador através dos sentidos.

No espetáculo anterior, sete pessoas dividiam angústias enquanto preparavam uma sopa em uma alusão ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A dramaturgia da vez, construída por Eduardo Moreira, Paulo André e Abreu, dispensa qualquer trama, por mais tênue que seja, para abordar percepções sobre as divergências da sociedade brasileira nos últimos anos.

+ Cássia Kis no solo “Meu Quintal É Maior do que o Mundo”.

Como integrantes de uma banda, os atores vociferam uma letra pessimista em acordes pesados. A perplexidade vai e volta quando um personagem repete inúmeras vezes a informação da morte de um amigo que fumava demais ou quando outro comenta a manchete horrorosa do dia anterior, que, perto da de hoje, nem parece ruim.

Continua após a publicidade

Assim, os atores Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara circulam pelo palco, falam e não se escutam, brigam tanto que dali a pouco desistem ou se amam em um intenso sexo grupal. Em meio a cenas vigorosas e outras desconexas, o resultado até ilustra o caos do país, mas carece de uma dramaturgia mais estruturada para que o impacto se mantenha algum tempo depois dos estímulos recebidos na sessão (90min). 16 anos. Estreou em 24/1/2019.

+ Teatro do Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos. Sexta e sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 30,00. Até 3 de março.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.