Dirceu Alves Jr.

Na Plateia

Tudo sobre teatro

“Meu Quintal É Maior do que o Mundo”: Cássia Kis em estado de poesia

A atriz estabelece cumplicidade com a plateia como protagonista do monólogo baseado no poeta Manoel de Barros

Cássia Kis, uma das grandes atrizes da atualidade, tornou-se bissexta nos palcos. Não dava as caras desde O Zoológico de Vidro (2009) e, passada uma década, retorna surpreendente, despro­vida da complexidade da mãe possessiva da peça de Tennessee Williams. Em Meu Quintal É Maior do que o Mundo, a artista surge leve, econômica, o inverso da densidade habitual, explorando seus amplos recursos em um monólogo baseado no poeta Manoel de Barros (1916-2014).

O espetáculo, formado por textos do livro Memórias Inventadas, desvenda recortes biográficos do escritor mato-grossense. Dirigida por Ulysses Cruz, Cássia é a personificação do poeta o tempo inteiro, sem se obrigar a sê-lo. Logo de início, a atriz impressiona como um menino pobre que, na falta de uma bicicleta, descobre a diversão ao decifrar as letras. A expressão corporal e sutilezas da fala endossam uma construção sob medida para fazer saltar o talento.

Convincente, ela ainda se apresenta na pele do mesmo garoto, punido no internato por praticar a masturbação, que se aproveita do castigo e decora os sermões do padre Antônio Vieira. Basta vestir um casaco para Cássia passar por um Barros maduro, que relembra a crise dos pais com a sua decisão de abraçar a escrita.

Depois de todas essas imagens, o público não duvida que a atriz é o poeta. Cássia, porém, raras vezes larga das mãos os óculos de grau. Assim, a artista estabelece cumplicidade com a plateia e justifica que seu memorável desempenho se deve priorita­riamente à universalidade do quintal de Barros. Direção musical de Gilberto ­Rodrigues (70min). Livre. Estreou em 31/1/2019.

+ Teatro do Sesi. Avenida Paulista, 1313. Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Reservas pelo site http://www.centroculturalfiesp.com.br. Haverá sessão extra no dia 21. Até o dia 24.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s