Tilikum, orca protagonista do curta Blackfish, morre no SeaWorld
Baleia foi responsável pela morte de sua treinadora em 2010
Na manhã desta sexta (6), o parque SeaWorld anunciou a morte da sua famosa orca Tilikum por provável decorrência de uma infecção pulmonar bacteriana. A baleia ganhou as manchetes em 2010 por ser responsável pela morte de sua treinadora, porém, ficou famosa também por ser a protagonista do premiado documentário Blackfish, que influenciou a opinião pública contra a exploração de orcas assassinas em cativeiro.
+ Atriz Sveva Alviti, do filme Dalida, tem ataque epiléptico na tv
A orca tinha completado 36 anos e foi mantida por 25 no complexo gerenciado pelo SeaWorld, empresa americana de parques temáticos. Em longa declaração, a empresa disse que a baleia, que tinha quase sete metros de comprimento e pesava 11 800 quilos, enfrentou alguns “problemas de saúde muito sérios”. “A família SeaWorld está profundamente triste ao anunciar que uma de suas orcas mais conhecidas, Tilikum, faleceu”, diz a companhia americana. “Tilikum morreu hoje de manhã rodeada por treinadores e veterinários que lhe proporcionaram cuidados 24 horas por dia.”
“A vida de Tilikum vai sempre estar indissoluvelmente conectada com a perda de nossa querida amiga e colega, Dawn Brancheau. Enquanto todos experimentamos profunda tristeza por essa perda, continuamos a oferecer a Tilikum o melhor cuidado possível, a cada dia, dos maiores especialistas em mamíferos marinhos do país”, declarou a instituição, em nota.