Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Dez cursos on-line gratuitos na área de artes visuais

Listamos opções para você se aperfeiçoar e se ocupar durante a quarentena

Por Tatiane de Assis Atualizado em 27 ago 2020, 15h15 - Publicado em 26 mar 2020, 10h25

O blogue ARTE AO REDOR selecionou dez cursos online gratuitos para os leitores que se interessam por artes visuais. As opções, que podem ser usadas nesse momento de isolamento social, devido à pandemia de coronavírus, vão desde História da Arte até a montagem de exposições, passando pela documentação de bens culturais.

Para quem se interessa por economia colaborativa, uma boa opção é a atividade Vai Lá e Fica. Confira a listagem abaixo, que também conta com uma iniciativa desenvolvida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

História da Arte I e II

Os cursos on-line, disponibilizados pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo trazem um compilado de movimentos da História da Arte. As aulas foram divididas em dois módulos que podem ser acessadas pelo Youtube. Clique aqui para o curso de História da Arte I e aqui para o de História da Arte II.

O que é Arte Contemporânea?

A iniciativa, desenvolvida e chancelada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), está disponível na plataforma Coursera. Depois de uma introdução ao tema, aprende-se sobre os processos criativos e materiais que podem ser utilizados. Clique aqui.

Conservação Preventiva de Acervos Museológicos

Tão importante quanto à a realização de exposições e atividades educativas é a conservação das peças que o museu tem em sua coleção. Isso envolve atividades de higienização, manuseio, guarda e transporte. Nesse curso, a intenção é esclarecer e capacitar profissionais para essas atividades. Clique aqui.

Vai lá e Fica

Curso que a Perestroika disponibilizou gratuitamente para que o público tivesse mais uma opção na quarentena. Trata de economia colaborativa, pensamento em rede, interdependência. Antes de acessá-lo, é preciso fazer um cadastro. Clique aqui.

Continua após a publicidade

Documentação de Acervo Museológico

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) oferece uma atividade de capacitação que trata do processo para um objeto virar um bem cultural, instrumento para gestão desses itens e por último, requisitos para construção de um bom sistema de catalogação. Clique aqui.

Bastidores dos museus no século 21

Na plataforma Future Learn, os interessados podem encontrar o curso Bastidores Dos Museus No Século 21, que discute o novo formato dessas instituições, bem como outras possibilidades de engajamento de seus visitantes. Clique aqui.

Plano Museológico: Planejamento estratégico para museus

Na tentativa de auxiliar instituições na elaboração deste documento, fundamental para o bom funcionamento de um museu, a Escola Virtual do Governo oferta essa atividade com 40 horas de duração e 50 dias para ser finalizado. Clique aqui.

Acessibilidade em Museus

Além da ampliação do leque de temas e pontos de vista adotados em exposições, é preciso pensar a acessibilidade dos conteúdos, tema tratado por essa iniciativa virtual e gratuita, com  20 horas/aula. Nesse curso, que deve ser completado em 30 dias, os estudantes vão aprender sobre os diferentes tipos de deficiência e recursos e adaptações físicas aplicadas aos espaços de uso público, dentre outros pontos. Clique aqui

Para fazer uma exposição

O curso gratuito, com 20 horas/aula, ensina profissionais a criar o conceito de uma exposição, além de planejá-la e executá-la. Dentre os pontos presentes no conteúdo programático, estão: estudo dos espaços, recursos expográficos, comunicação visual, conservação e controle ambiental, ação educativa, orçamento e cronograma. Clique aqui.

Museus e Patrimônio

A atividade é um grande passo para introdução de interessados ao funcionamento e importância dos museus, vide o primeiro tópico trabalhado: definições teóricas de museu ao longo do tempo. Durante o curso, o aluno aprende sobre políticas públicas e políticas de profissionalização e sobre o histórico e estrutura da área museal. A carga horária é de 10 horas. O conteúdo foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS). Clique aqui.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade