Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Jovem empreendedor do Campo Limpo ganha destaque na nova lista 50 Next

O paulistano Thiago Vinícius está entre os 50 selecionados em todo mundo pela revista inglesa que publica o ranking 50 Best Restaurants

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h06 - Publicado em 7 Maio 2021, 06h00

Publicado pela revista britânica Restaurant, o ranking 50 Best, dos melhores restaurantes do mundo, acaba de destacar o paulistano Thiago Vinícius de Paula da Silva por sua marcante atuação no Campo Limpo com a Agência Popular Solano Trindade, que reúne armazém de produtos orgânicos, espaço cultural, rádio comunitária, coworking e um restaurante de comida orgânica.

Ele é um dos empreendedores destacados na primeira edição da lista 50 Next por sua contribuição para o mundo da gastronomia, entre cinquenta jovens de 34 países — além dele, a carioca Mariana Aleixo foi laureada no Rio de Janeiro. Leia trechos da entrevista que Thiago me concedeu:

Qual a importância do prêmio 50 Next?
Colocar a periferia no circuito gastronômico de São Paulo. As pessoas vão querer saber onde é o Campo Limpo. Celebra também todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores que saem do Capão Redondo, do Campo Limpo e de outros lugares da periferia, que chegam primeiro que os chefs aos restaurantes e ajudam a fazer São Paulo a capital da gastronomia.

Como surgiu a ideia de montar o restaurante Organicamente Rango?
Iniciamos com o armazém para facilitar o acesso da periferia ao alimento sem veneno. A gente vai ao campo, pega o alimento, faz a conexão. O restaurante surgiu do excedente do armazém, que a gente tem desde 2016. Em 2017, começamos a organizar, mas foi só em 12 de outubro de 2019 que conseguimos fazer a inauguração do restaurante. Democratizei para São Paulo o tempero da minha mãe, tia Nice, que era só meu. Ela é uma cozinheira maravilhosa.

Você cozinha?
Cozinho para o dia a dia. Quando chego primeiro em casa, faço a janta, que vai ser também no dia seguinte a marmita da minha esposa, a Fernanda Mourão. Tenho uma filha, a Maria Flor, de 3 anos, que sempre vê a gente no fogão. Quero que ela também goste de cozinhar.

Como está funcionando o projeto de doação de marmitas?
Distribuímos 22 000 marmitas de março de 2020 a março de 2021. Esperamos chegar a 50.000 até o fim deste ano. Também entregamos 30.000 cestas básicas com vegetais orgânicos. A periferia é Ph.D. em vegetarianismo. Muitas vezes, a gente não tem grana para comprar carne.

Continua após a publicidade

Organicamente Rango. Rua Batista Crespo, 105, Campo Limpo, WhatsApp. 98593-8057. Delivery: Próprio e iFood. Tem sistema de retirada. Instagram: @organicamenterango

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Continua após a publicidade

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.