Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Projeto Gastronomia Periférica forma profissionais na quebrada

O liceu culinário do chef Edson Leite tem vagas disputadas e está para abrir novas inscrições

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h31 - Publicado em 28 Maio 2021, 06h00

Formadora de profissionais para o ramo culinário, em especial de bairros da Zona Sul paulistana, a Gastronomia Periférica, ou GP, idealizada e comandada pelo chef Edson Leite, teve as atividades presenciais interrompidas com a decretação da pandemia do coronavírus em março do ano passado. “Nem de longe as restrições fizeram com que a escola parasse. Pelo contrário. Investimos nos cursos remotos, via plataforma própria”, explica.

Com a mudança, houve inclusive uma ampliação de público, com inscrições recebidas de outros estados. “Nosso foco são mães e pretas. Sempre que olhamos para a periferia, vemos que elas são sozinhas e sem qualificação”, esclarece. “As mulheres são essenciais. Compõem 70% da equipe, 80% dos educadores e 83% dos formandos de 2020.”

Numa cozinha industrial, ao fundo, aparecem cinco mulheres de dólmã e avental. Quatro estão em pé e uma ajoelhada ao centro para a foto. Todas sorrindo.
Formandas da turma de 2019: na companhia da educadora de gastronomia brasileira Maria do Socorro (de lenço cinza) (Divulgação/Divulgação)

Na última seleção, realizada pelo liceu de culinária do Capão Redondo no início do primeiro semestre, Leite diz ter contabilizado 1200 inscrições para um total de 240 vagas. Elas distribuem-se em duas turmas, uma voltada para cozinheiros empreendedores e a outra para profissionais que pretendem buscar colocação em restaurantes, bares e eventos, estes quando retornarem. Como nem todos os alunos têm acesso à internet, há um mapeamento dessas limitações para que a GP auxilie o estudante financeiramente.

No início da pandemia, os insumos eram enviados à casa dos participantes para o aprendizado. Embora a concentração seja na capital paulista, há, hoje, alunos de cidades de outros doze estados. Por isso, cada um deles recebe uma ajuda financeira para a compra dos ingredientes, que precisa ser comprovada por nota fiscal.

Há patrocinadores que garantem esse processo. “Nosso maior aporte financeiro é do Carrefour, que se preocupa com a inclusão social. É por volta de meio milhão de reais. Nesse guarda-chuva, temos ainda a Fundação Tide Setubal, a Barilla e a Nespresso, nossa mais antiga parceira”, enumera. Além de professores, há ainda o acompanhamento de tutores, cujas orientações pude ver em alguns vídeos.

Continua após a publicidade

As disputadas inscrições para as 240 vagas do segundo semestre rolam durante setembro e podem ser feitas pelo site gastronomiaperiferica.com.br. Fique de olho.

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Continua após a publicidade

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.