Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Festa de São Vito completa 100 anos

A grande celebração da culinária italiana tem fogões comandados por 20 mammas, que fazem massas, pastelões fritos, uma variedade de doces e outras gulodices

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 2 jun 2018, 17h20

Um marco! Chega aos 100 anos a Festa de São Vito, padroeiro da cidade italiana de Polignano a Mare e cujo culto foi introduzido por imigrantes da Puglia, que se fixaram na região do Brás entre 1890 e 1900. A comemoração de origem religiosa se tornou um grande evento 42 anos atrás, quando passou a ser realizada em frente à Igreja de São Vito Mártir na mesma área fechada que ocupa até hoje. Atualmente, envolve 80 voluntários servindo a tão apreciada comida italiana. E faz parte do calendário culinário e turístico da cidade.

Para preparar pratos e doces típicos, 20 mammas tomam conta do fogão. Junto com uma equipe muito empenhada, elas chegam a alimentar um batalhão de até 4.000 pessoas a cada noite em uma grande praça de alimentação. Haja disposição para trabalhar, já que os números impressionam. São cerca de 160.000 mil porções de espaguete, penne e ricchitelle, 60.000 do pastelão, 30.000 ficazze (pizza alta) e 4.000 quilos de fígado bovino para preparar espetos chamados de guimirella. Isso sem contar 5.000 quilos de antepasto e mais 40.000 doces típicos. Um apetite sem fim ao longo de pouco mais de um mês de duração dos festejos.

Mammas em festa: disposição para alimentar um batalhão de pessoas todas as noites (Divulgação/Divulgação)

É nesse espaço fechado com ingressos a 5 reais (crianças de até 5 anos não pagam) que se encontram barracas com receitas como ficazza (pizza alta), ficaccella (pastelão frito com batata na massa, recheio de tomate, mussarela e orégano), guimirella (espeto de fígado bovino perfumado com folhas de louro) e as massas espaguete, penne e ricchitelle, que podem ser banhadas nos molhos al sugo, putanesca e o chamado ragu clássico, cozido longamente com pomodoro e basilico.

Ficazza: pizza alta e uma das receita favoritas do público (Divulgação/Divulgação)

De entrada, há o antepasto de berinjela, pimentão vermelho, cebola, cogumelo em conserva, uva-passa branca, azeitona verde, alho, orégano e medidas iguais de azeite e vinagre, finalizado no forno. Doces típicos completam a oferta de gulodices: piccicatella doce (rosquinha passada calda de açúcar e limão), amaretto (biscoito de amendoim moído com essência de amêndoa, clara de ovos e açúcar), castagnelle (biscoito de amendoim torrado), sfogliatella (massa folhada recheada de ricota e frutas cristalizadas), pastiera di grano (torta de trigo, ricota, frutas secas, frutas cristalizadas) e cannoli.

A imagem de São Vito: missa e procissão no domingo, 17 de junho (Divulgação/Divulgação)

Para quem prefere o conforto de comer sentado em torno de uma mesa, há um segundo ambiente, a cantina. Na realidade, trata-se de um grande restaurante para 480 pessoas. De lá, pode-se assistir com tranquilidade aos shows de música italiana nos vinte lugares numerados enquanto são servidos uma porção de antepasto, um prato de espaguete ou penne e uma ficazzella. No sábado, sai a 75 reais. No domingo, fica mais em conta. Custa 30 reais com cardápio composto apenas de um prato de espaguete ou penne.

Guimirella: espeto de fígado bovino, do qual se consomem mais 4 toneladas (Divulgação/Divulgação)

São duas entradas distintas para aproveitar as noites de comemoração. Chega-se à praça de alimentação pela Rua Polignano A Mare, 255, pagando ingresso de 5 reais (grátis para crianças até 5 anos acompanhadas dos pais). Quem preferir a cantina, tem acesso pelo Rua Fernandes Silva, 96. Nesse caso, o valor é 75 aos sábados e 30 reais aos domingos. Os ingressos para a cantina são vendidos apenas com reserva pelos telefones 3227-8234, 3229-5678 e 3326-2957.

Sfogliatella: um dos doces mais pedidos (Divulgação/Divulgação)

A abertura neste sábado (2) está prevista a partir das 19h30. Prossegue depois aos sábados e domingos, sempre a partir das 19h.

A festa, tradicionalmente organizada pela Associação Beneficente São Vito Mártir, tem como sede o ginásio da Creche São Vito, inaugurada em 9 de outubro de 1986.  Toda a renda arrecada durante os dias de comilanças se destina à manutenção da creche que atende gratuitamente mais de 100 crianças.

Continua após a publicidade
Piccicatella; rosquinha doce banhada no açúcar e limão (Divulgação/Divulgação)

Para os religiosos, vale anotar no calendário a homenagem a São Vito, celebrada neste ano no domingo, 17 de junho, com uma missa solene às 16h30, seguida de uma procissão pelas ruas do Brás com a imagem do santo trazida pelos imigrantes pugliese que aqui chegaram em 1895.

Festa de São Vito.
Rua Polignano A Mare, 255, Brás, tel. 3227-8234, 3229-5678 e 3326-2957.
Sábado, 19h/0h30; domingo; 19h/23h. 2 de junho a 15 de julho.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.