Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Festa da Achiropita ocupa as ruas do Bixiga com muita comida italiana

Tradicional evento reúne mais de trinta barracas nas quais se encontram receitas como o pastelão frito fogazza, além de muitas brincadeiras

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 4 ago 2018, 16h16 - Publicado em 4 ago 2018, 15h11

Uma das maiores atrações do pedaço do bairro da Bela Vista como Bixiga, a Festa de Nossa Senhora Achiropita chega à 92ª edição. A partir das 18h deste sábado (4), estarão instaladas mais de trinta barracas, distribuídas entre as ruas as ruas 13 de Maio, São Vicente e Luís Barreto. A multidão de paulistanos e turistas que invade aquele trecho da cidade vai em busca de barracas com brincadeiras como pescaria, tiro ao alvo e pula-pula, e, principalmente de comidas italianas.

As receitas são preparadas tradicionalmente pelas “mammas da Achiropita”, grupo formado por italianas e descendentes que tomam conta da cozinha. Mestras no assunto, essas voluntárias elaboram antepasto de berinjela, pimentão recheado com carne ao forno, fricazza (pizza de massa alta com cobertura de calabresa e mussarela) e a macarronada ao molho de tomate.

As fogazzas, um pastelão frito, bombam o tempo todo. Como o público adora o salgado, mais de 200 pessoas se encarregam de abrir a massa, rechear e dourar no óleo quente. São vendidas cerca de 20 mil unidades a cada fim de semana. Haja apetite!

Festa da Achiropita
Antepasto de berinjela: uma das receitas italianas Marcus Oliveira/Divulgação

Neste sábado (4), a abertura rola a partir das 18h em frente à Paróquia Nossa Senhora Achiropita. Além de apresentações artísticas, os devotos da santa saem em procissão com a imagem trazida pelos imigrantes no começo do século XX. Os fieis percorrem as ruas abençoando as barracas e o início de mais um festejo.

A organização dos festejos espera que o número de 250.000 visitantes alcançados no ano passado seja superado nessa edição que se estende até 2 de setembro. Para isso, mais de 1.000 voluntários trabalham para que a festa seja um sucesso.

Criada com o intuito de arrecadar fundos para a construção do santuário que abriga Nossa Senhora Achiropita, a festa atualmente destina o lucro a obras sociais voltadas à população da Bela Vista, como a manutenção de centros educacionais para crianças e jovens, programas de auxílio à população em situação de rua, recuperação de dependentes químicos e alfabetização de adultos.

Festa da Achiropita: evento chega à 92ª edição Fernando Moraes/Veja SP

Paróquia Nossa Senhora Achiropita. Rua Treze de Maio, 478, Bela Vista. Sábado, das 18h à 0h; domingo, das 17h às 23h. Até 2 de setembro.

Com reportagem de Henrique Cruz Nascimento

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Continua após a publicidade
Publicidade