Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Grupo Fasano abre uma casa de sanduíches, o Gero Panini

O estabelecimento, que ocupará um charmoso gazebo ao lado do Trattoria, no Itaim Bibi, deve abrir na terça (18)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 jun 2019, 09h15 - Publicado em 17 jun 2019, 12h14

A paulistaníssima Casa Bandeirista do Itaim, erguida no longínquo século XVIII, ganha mais um vizinho italiano nesta semana. Se de um lado convive há cinco anos com a Trattoria Fasano, terá na lateral oposta outro endereço da grife de alta gastronomia, desta vez dedicada aos sanduíches. A novidade é o moderno Gero Panini, que o restaurateur Rogério Fasano promete pôr em funcionamento na terça (18). “Mas, se estiver tudo certo, talvez eu abra para o público ainda na segunda”, prevê.

Ciabatta com presunto cru, queijo brie, alface e tomate, com bresaola, rúcula, limão e queijo de cabra e versão caprese com tomate, mussarela de búfala e manjericão (Bruno Geraldi/Divulgação)

A sanduicheria marca o retorno de Fasano aos lanches — ele foi sócio da Forneria, rede especializada nesse segmento culinário. “Havia um acordo de não concorrência, que expirou, e eu fiquei com vontade de voltar aos sanduíches”, conta. Oito anos atrás, o empresário alugou o imóvel onde agora surge a lanchonete e que permaneceu desocupado durante todo esse período. “Fui postergando a montagem porque vieram outras prioridades e momentos de medo com a situação econômica”, afirma. Para erguer o novo empreendimento, que ocupa uma área de 100 metros quadrados — a vizinha Trattoria tem mais de 600 —, o empresário estima ter feito um investimento de cerca de 2,5 milhões de reais.

Com fachada de tijolos ingleses, como a irmã mais velha, e projeto da arquiteta Sandra Sayeg — não mais de Isay Weinfeld, seu parceiro mais constante —, Fasano vai oferecer uma linha de panini, como são chamados os sanduíches na Itália. “As únicas exceções serão um cheeseburger e um sanduíche de pastrami, que eu amo”, revela.

Piadina de salmão defumado com cream cheese, alface e tomate (Bruno Geraldi/Divulgação)

Compõem o cardápio, elaborado sob a supervisão do chef Luca Gozzani, pedidas na ciabatta. O cliente poderá saborear combinações como a de bresaola, rúcula, limão e queijo de cabra (56 reais), a de presunto cru, queijo brie, alface e tomate (54 reais) e a de mussarela, tomate, orégano e manjericão (49 reais), além de uma linha de piadina, montada num pão finíssimo. Nesse caso, um dos recheios leva salmão defumado com cream cheese, tomate e alface (55 reais). Há ainda os tramezzini, aqueles tradicionais sanduíches no pão miga, um aparentado, na aparência, do pão de fôrma. “Mais do que ineditismos nas receitas, eu e Luca buscamos a qualidade nas matérias-primas e a precisão na execução”, diz.

Continua após a publicidade
Para sobremesa: tortas de mirtilo e maçã (Bruno Geraldi/Divulgação)

A lista completa-se com saladas como a de agrião com figos, couve, erva-doce, rabanete, presunto cru, mussarela e nozes (52 reais). Outra preocupação está em oferecer poucos pratos, até porque a cozinha tem só 15 metros quadrados. Será apenas uma massa. A eleita foi o penne, que pode ser banhado em quatro opções de molho, à escolha do comensal. Um deles é o alla vodka (creme de leite, molho de tomate apimentado e vodca; 49 reais). As sobremesas incluirão as tortas de maçã (18 reais) e mirtilo (26 reais). No início, não será servido o cardápio completo, mas cerca de dois quintos das sugestões. Essa medida será adotada para evitar erros comuns nas inaugurações. Em quinze dias, o menu deverá estar todo implementado.

Salada de figo com presunto cru e nozes (Bruno Geraldi/Divulgação)

O charmoso salão, ainda em acabamento quando fiz a visita, em 7 de junho, acomoda até 36 pessoas. Outros quarenta lugares espalham-se pelo deque de madeira, protegido por toldos pretos, que circundam todo o imóvel. Ainda nessa área externa — cercada por árvores, como se fosse um pequeno bosque ao ar livre —, as mesas mais disputadas devem ser as três que ficam junto ao espelho-d’água. O empresário acredita que a casa vai bombar também na happy hour.

Outra novidade nesse Fasano informal e para ir de tênis é algo inédito no grupo. A lanchonete abrirá com um sistema de takeaway. Os clientes poderão fazer as escolhas em um janelão junto à entrada. Será possível pegar e levar os pedidos ou ocupar um dos lugares em quatro mesões coletivos. Nesse caso, não há ser viço. O novo Fasano, dedicado aos sanduíches, promete. A conferir.

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.