Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

De Santis deixa o Domenico em menos de seis meses

Como aqueles casamentos que acabam mal depois do fim de uma lua de mel conturbada, a sociedade do chef Rodolfo De Santis com o empresário Domenico Mira, no restaurante Domenico, chegou ao fim. O enlance terminou na sexta passada — menos de seis meses após a inauguração, em novembro de 2012. + Rodolfo De Santis é […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 10h56 - Publicado em 3 Maio 2013, 11h37

De Santis e Mira: troca de acusações (Fotos: Fernando Moraes)

Como aqueles casamentos que acabam mal depois do fim de uma lua de mel conturbada, a sociedade do chef Rodolfo De Santis com o empresário Domenico Mira, no restaurante Domenico, chegou ao fim. O enlance terminou na sexta passada — menos de seis meses após a inauguração, em novembro de 2012.

+ Rodolfo De Santis é considerado a promessa entre os chefs revelação de 2013
+ A abertura do Domenico em novembro

Conversei com os dois. De Santis se mostrou mais reservado sobre o assunto. “Havia muitos mal-entendidos entre nós. Ele [Mira] não gostava do meu estilo de cozinha e não me apoiava. Achava tudo muito moderno, como se não conhecesse meu modo de trabalhar”, queixa-se. “Ele não me deixava livre para fazer o que acho certo. Temos convicções diferentes.” O chef garante que precisou deixar o restaurante, porque não reconhecia mais as receitas que estava fazendo, tamanhas as interferências que havia no cardápio por parte do ex-sócio. “Aquela não era a minha comida”, assegura.

De Santis acertou a sua saída do estabelecimento, no qual tinha 10% de participação. E diz que seu único desejo neste momento é que quer permanecer em São Paulo.

Continua após a publicidade

Mira é mais contundente em suas críticas. “Rodolfo saiu porque não tínhamos o mesmo tipo de culinária. Ele segue um andamento mais francês, que eu não gosto. Usa muito creme de leite e manteiga, coisas nada italianas. Então, prefiro minha linha mais clássica”, alfineta.  Também reclama da competência de De Santis. “Meu restaurante é muito grande. Embora costume dizer que trabalhou no La Pergola [o restaurante mais sofisticado de Roma, três estrelas máximas no Guia Michelin], ele não tem muita experiência. É seguro que não fez parte da equipe desses restaurantes como disse”, questiona. E prossegue no ataque: “Havia desorganização total, muitos gastos inúteis, desperdício de mercadoria. Ser chef exige sacrifício, dedicação. Ele queria apenas divertir-se, porque é muito jovem. Não tem como assumir uma casa dessa proporção. É um menino de talento, mas precisa aprender muito.”

E já há um substituto para De Santis. O lugar vago foi ocupado por Franco Bonandini, que tem passagens pelo Piselli e pelo Rosmarino.

Bonandini: novo titular do Domenico (Foto: divulgação)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.