Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

3 receitas de frango no Dia do Goleiro

Sabe lá por que hoje é o Dia do Goleiro. Quando faz a defesa, esse personagem é vitorioso. Se a bola passa, é chamado de frangueiro. Segundo o comentarista esportivo Osvaldo Pascoal, da Rádio Globo, essa é uma expressão da época da Gazeta Esportiva. A expressão teria surgido para designar instante em que a bola passava pelo goleiro, ele corria atrás dela […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h15 - Publicado em 26 abr 2016, 19h53
O goleiro russo Igor Akinfeev engole o frango, quer dizer, a bola dispara por Lee Keun-ho da Coreia do Sul durante o jogo realizado na Arena Pantanal em Cuiabá em 17 de junho de 2014.  (AP Photo/Lee Jin-Man)

O goleiro russo Igor Akinfeev engole o frango, quer dizer, a bola dispara por Lee Keun-ho da Coreia do Sul durante o jogo realizado na Arena Pantanal em Cuiabá em 17 de junho de 2014. (AP Photo/Lee Jin-Man)

Sabe lá por que hoje é o Dia do Goleiro. Quando faz a defesa, esse personagem é vitorioso. Se a bola passa, é chamado de frangueiro. Segundo o comentarista esportivo Osvaldo Pascoal, da Rádio Globo, essa é uma expressão da época da Gazeta Esportiva. A expressão teria surgido para designar instante em que a bola passava pelo goleiro, ele corria atrás dela como se corre atrás de frango.

Para não ofender nenhum time nacional, pedi ao colega Alexandre Nobeschi, um amante do ludopédio, indicar um frango histórico que tenha ocorrido na última Copa do Mundo — não, não vamos lembrar o que aconteceu naquele Brasil X Alemanha com os humilhantes 7 a 1. Vejam o que ele escreveu:

Aquela bola que parecia fácil de ser encaixada entre os braços, evitando o tento do adversário, escapa maliciosamente e vai parar no fundo do gol.  Que frango!, grita o narrador. Pois nem os melhores defensores do mundo furtaram-se dessa maldição (imagina aqueles que não são tão bons assim). A origem da gíria nos gramados é desconhecida, mas a explicação tem uma tem uma boa dose de lógica. A versão mais corrente é que, ao escapulir do arqueiro, a bola parece estar “viva”. Ou seja, semelhante aos movimentos que a ave faz ao fugir de seu algoz no galinheiro. Rápida e errática. Gostaríamos de homenagear aqui todos os goleiros que sofreram com um gol do tipo, mas, para não semear a discórdia, elegemos o primeiro frango da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014. O russo Akinfeev passou maus bocados contra a Coreia do Sul.

Em homenagem aos muitos frangos que ainda assistiremos, selecionei três receitas especiais com o galináceo para destrinchar em casa:

Continua após a publicidade

Coxinha de frango com catupiry, do Bar Frango.

Para botequeiros

Coxinha, do Frangó

Esquina-mocoto frango

Para revisonistas

Franguinho, do Esquina Mocotó

Arroz de "p": versão da Dona Onça (Foto: Mauro Holanda)

Para nacionalistas

Arroz de puta rica, do Bar da Dona Onça

 

O frango de russo Igor Akinfeev:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kqrVQ9zE8VY?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.