Facebook altera ícones como símbolo da valorização da mulher

Não é segredo que (infelizmente) ainda vivemos em uma sociedade machista. Quem tem 20 poucos anos com certeza acompanhou a evolução das conquistas de direitos à mulher ao longo dos anos – desde o crescimento no mercado de trabalho até o aumento da autoafirmação sobre o próprio corpo. + Descubra quem deixou de ser seu amigo no […]

Não é segredo que (infelizmente) ainda vivemos em uma sociedade machista. Quem tem 20 poucos anos com certeza acompanhou a evolução das conquistas de direitos à mulher ao longo dos anos – desde o crescimento no mercado de trabalho até o aumento da autoafirmação sobre o próprio corpo.

+ Descubra quem deixou de ser seu amigo no Facebook com apenas um passo

Aos poucos, cada vez mais mudanças podem ser notadas, como a que foi divulgada nesta terça-feira (7) pelo Facebook . O usuário que acessar a plataforma poderá notar uma mudança sutil, porém bem significativa nos ícones do site. A gerente de design do Facebook, Caitlin Winner, foi quem resolveu optar pela mudança. Antes, o ícone de “amigos” era assim:

ícone homem

Repare que a figura do homem ficava na frente, enquanto a mulher era mais baixa e ficava atrás. Caitlin decidiu corrigir a imagem, que agora mostra a mulher na frente e na mesma altura que a figura masculina:

ícone homem

+ Mãe que perdeu a filha pede foto via Facebook, Xuxa ajuda imediatamente e fãs vão à loucura

Incentivada pela mudança, ela também resolveu alterar o ícone dos grupos. Antes, a mulher ficava na lateral e ao fundo – agora, ela está bem no centro, de forma destacada.

ícone homem

Como era (à esquerda) e como ficou (à direita) o ícone dos grupos

+ Vendedora de brigadeiros da Paulista provoca comoção no Facebook

Apesar de pequena, a mudança é importante no cenário da luta pela valorização da mulher. Caitilin, que faz parte do movimento feminista. Ela afirmou que essa não é a primeira mudança do tipo realizada no Facebook. A designer Julyanne Liang alterou o ícone do globo nas notificações no ano passado. Agora, o globo muda de posição para se ajustar ao país do usuário, deixando-o do centro do mapa. Apesar de serem pequenas, essas mudanças com certeza fazem toda a diferença :)

O Facebook é conhecido por sempre aderir a lutas sociais. No dia 26 de junho, quando foi aprovada a lei do casamento gay nos Estados Unidos, a plataforma criou uma ferramenta que permite que os usuários deixem a foto de perfil colorida como forma de apoio à causa.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s