Passeios

Primeira Virada Ambiental oferece atrações gratuitas em 69 parques

Evento ocupa áreas verdes da cidade até domingo (18); Ibirapuera, que completa 59 anos, funciona por 24 horas com atividades para todas as idades

Por: Redação VEJA SÃO PAULO

Virada Sustentável - Parque do Ibirapuera 2012 - Juliana Knodel
Atividades no Parque do Ibirapuera animam a primeira Virada Ambiental na cidade (Foto: Juliana Knodel)

Pela primeira vez, São Paulo realiza uma Virada Ambiental com atividades gratuitas em 69 parques da cidade. A iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente quer incentivar a população a adotar um estilo de vida mais sustentável e saudável por meio de atividades de esporte, educação ambiental, astronomia, coleta seletiva, arborização, oficinas, entre outras.

+ Saiba outros passeios para fazer de graça em São Paulo

As diversas atrações ocorrem em áreas verdes muito frequentadas pelos paulistanos. O Parque da Independência, no Ipiranga, irá promover trilhas monitoradas, divididas em quatro turmas, no sábado e domingo, a partir das 9h. Já os moradores da Zona Sul podem aproveitar para fazer um passeio ciclístico na orla da represa de Guarapiranga, no domingo, das 8h30 às 11h30.

Fazem parte da programação também espaços como o Parque Buenos Aires, em Higienópolis, o Parque do Carmo, na Zona Leste, o Trianon, na Avenida Paulista, e o Aclimação.

Parque Ibirapuera
Parque do Ibirapuera fica aberto por 24 horas durante Virada Ambiental (Foto: Divulgação)

Parque do Ibirapuera

Espaço arborizado mais querido dos paulistanos, o quase sexagenário Parque do Ibirapuera -que completa 59 anos na quarta (21)- funcionará durante todo o evento até o encerramento oficial, às 20h deste domingo (18).

Quem passar por lá, poderá realizar oficinas de plantio de mudas no Viveiro Manequinho Lopes, praticar aulas de ioga na Praça do Porquinho, fazer trilhas urbanas com visualização do céu com telescópio, se aventurar por trilhas e ciclorrotas noturnas, aprender sobre animais em uma oficina de observação às aves, entre outras atrações gratuitas.

Para a criançada, haverá atividades como revoada de pipas, teatro de fantoches e o espetáculo O Segredo da Arca de Trancoso, encenado pelo Grupo Vilavox de Salvador (BA), que retrata a cultura popular e folclórica nordestina.

No domingo, o parque também sedia o Bourbon Street Fest, badalado festival de jazz que abre com show do trombonista Trombone Shorty, a partir das 16 horas.

 A programação completa da Virada Ambiental pode ser consultada no site oficial do evento.

Fonte: VEJA SÃO PAULO