Crianças

VEJA SÃO PAULO lista boas opções gastronômicas para mães e bebês

Casas como Capim Santo, Outback Steakhouse; Ritto e Quintal do Braz estão entre os endereços selecionados

Por: Uiara Araújo - Atualizado em

Applebee’s

São três unidades da rede americana em São Paulo. Todas com um cardápio recheado de sanduíches bons e em enormes proporções. As lojas contam com fraldário, anexo ao banheiro para deficientes, e sala de recreação com monitores para os maiorzinhos. “Quando saio sem outra pessoa que possa ficar com a minha filha eu vou ao Applebee’s”, conta Luana Arnhold, doula e educadora perinatal. Luana é mãe de Beatriz, de um ano e sete meses. “Tem uma salinha cheia de brinquedos para as crianças e, às sextas, sábados e domingos, há uma monitora. Minha bebê fica com ela desde os 10 meses e vou até lá, muitas vezes, só para poder comer comida quente enquanto a Beatriz brinca.” Para os maiorzinhos, a lanchonete oferece cadeirão infantil que encaixa na mesa e tem cinto de segurança.

La Caballeriza

Filial paulistana de uma rede de churrascarias argentinas, a casa tem uma decoração temática, que lembra uma cocheira. No menu, cortes de qualidade como o ojo de bife (contrafilé de 400 gramas) e o churrasco de cuadril (miolo de alcatra em peça de 300 gramas). “O ambiente é agradável, o atendimento é bom e as cadeiras confortáveis”, afirma Tais Viana, engenheira química e mãe de Anna Karuna, de 1 ano e 7 meses. O restaurante tem trocador, acoplado ao banheiro para deficientes e disponibiliza cadeirão para crianças maiores.

Capim Santo

Sob o comando da chef Morena Leite, a cozinha faz uma releitura de pratos clássicos da culinária brasileira. Entre as delícias, o pastelzinho de pato confit desfiado ao molho picante de pitanga como entrada. O fraldário fica no banheiro feminino e cadeirões também estão disponíveis. Aos fins de semana, brinquedos como gira-gira e cavalinho são montados no jardim e agradam as crianças com mais de dois anos.

Outback Steakhouse

A decoração meio kitsch lembra as casas australianas dos anos 50. Para comer, muita carne. Um exemplo é a peça de filé mignon, com 230 gramas. Os pedidos incluem um acompanhamento, que pode ser cebola grelhada ou purê rústico de batata ao alho. Há um cardápio especial para crianças de até 12 anos. Em todas as unidades as mamães encontram fraldários no banheiro feminino e cadeirões. Para quem tem filhos um pouquinho maiores, o Kid’s Place reúne bichos de pelúcia, videogame, televisão, giz de cera e outros brinquedos. Algumas lojas oferecem monitoria no fim de semana.

Pizzaria Ritto

Não tem fraldário, mas o ambiente é familiar e as crianças são muito bem-vindas. Quem já consegue brincar de massinha ganha rolinhos e massa de pizza para imitar o pizzaiolo. Para os adultos, o menu de redondas agrada. A romagna leva molho de tomate, ricota defumada, tomate-cereja e, ao sair do forno, folhinhas de manjericão fresco. Tem cadeirão para os pequenos.

Praça São Lourenço

O restaurante é muito procurado por famílias pelo ambiente agradável, a recreação infantil e o belo jardim. No almoço serve um variado bufê e, no jantar, entra em cena o cardápio à la carte. Aos fins de semana, uma equipe de monitores ocupa as crianças maiores com brincadeiras variadas. Para os bebês, fraldário, no banheiro feminino, e cadeirão.

Ráscal

Outros cinco endereços. A rede foi escolhida como a melhor cozinha rápida de São Paulo pelo júri do guia “Comer & Beber” de Vejinha. A mais nova unidade, localizada no Itaim, tem um pé-direito altíssimo, teto sinuoso e treze árvores que o tornam um dos restaurantes mais charmosos da cidade. Trabalha em sistema de bufê que, entre pratos quentes e frios, tem cerca de 100 opções. O ambiente familiar é convidativo para quem tem filhos pequenos. Além dos tradicionais cadeirões, possui uma sala exclusiva para a troca e amamentação com sofá, móbiles, espelhos e balões. Os grandinhos também têm espaço. Aos domingos e feriados, monitores fazem esculturas com balões, tatuagens de mentirinha e promovem atividades de desenhos com giz de cera entre outras brincadeiras.

Benjamin Abrahão

Apesar da padaria ser uma das mais tradicionais no Higienópolis, a filial nos Jardins, fundada em 2007, ofusca a matriz. Além dos mais de cinquenta tipos de pães, à venda nas duas unidades, serve bons sanduíches como o de rosbife, queijo emmental e shiitake na baguete francesa. Apesar de não ter fraldário em nenhuma das casas, a loja da José Maria Lisboa tem cadeirões e um ambiente receptivo para mães com criança pequena.

Quintal do Bráz

Com um cardápio de primeira, oferece pizzas exclusivas como a carola, um disco plano de um lado e no formato de um calzone na outra metade. No recheio, opções como mussarela especial, queijo taleggio e salame artesanal moído. Para quem tem filhos, a radialista Rosangela Oliveira Wicher, mãe de Leonardo (1 mês) e Sara (4 anos) dá a dica: “O lugar tem boa infraestrutura de trocador, o atendimento para quem está com criança é ótimo e ainda tem recreação para os maiores”.

Fonte: VEJA SÃO PAULO