Continua após publicidade

Maria Virgínia Machado: o milagre do pisca-pisca

A médica que é especialista em cardiologia fetal e pediátrica

Por Mariana Barros e Nathalia Zaccaro
Atualizado em 5 dez 2016, 16h01 - Publicado em 10 Maio 2013, 20h01

Uma passagem da obra de Monteiro Lobato mostra a conversa da boneca Emília com o Visconde de Sabugosa sobre o sentido da existência, na qual ela define que a vida é um pisca- pisca. “A gente nasce e começa a piscar”, diz a boneca. Para a médica Maria Virgínia Machado, essa mágica se sintetiza nos pulsos do lado esquerdo do peito. “Não há nada mais fantástico do que o momento em que o coração de um feto começa a bater”, afirma. Virgínia é uma das principais especialistas em diagnósticos na fase de gestação do país, com Ph.D. em cardiologia fetal e pediátrica pela Universidade de Londres, em uma imersão de sete anos. Hoje, trabalha no Hospital Santa Catarina e em sua clínica, a Cardiofetal, na Bela Vista. Iniciou a carreira em 1985, cinco anos depois da disseminação do uso do ultrassom, que revolucionou os exames pré-natais. Um dos casos de maior complexidade que enfrentou foi o de Mariana Metzker Lopes, 14 anos, nascida com o órgão exposto, ou seja, fora do corpo. “Disseram que ela não sobreviveria”, recorda a mãe da menina, Ana Célia Metzker Lopes. O improvável aconteceu. Mariana atualmente faz aula de balé cinco vezes por semana. “Fico cansada, mas dá para acompanhar”, conta. Devido às duas cirurgias pelas quais passou, seu umbigo precisou ser deslocado para o meio da barriga. “Quando a professora manda fazer uma postura em que a mão deve estar na altura do umbigo, olho minhas colegas para copiá-las.”. Se a garota se chateia com isso? “Nem um pouco. Afinal, olha a história que eu tenho para contar…”

+ Ligadas pelo coração: cardiologistas contam como cuidam do que há de mais precioso para uma mãe: a vida de seus filhos

+ Grace Bichara: mensagens na madrugada

+ Estela Azeka: uma década de intensa amizade

+ Simone Pedra: cuidado já na gestação

Continua após a publicidade

+ Beatriz Furlanetto: dez cirurgias por semana

+ Maria Virgínia Santana: vaidade e competência

+ Dia das Mães: dicas de presentes, restaurantes para comemorar e muito mais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.