Gastronomia

Comer & Beber 2012-2013: maître do ano

Jonas Soares da Silva, do Vinheria Percussi

Por: Arnaldo Lorençato

Comer & Beber 2012-2013 - Jonas Soares
O simpático maître: craque na arte da gentileza (Foto: Ligia Skowronski)

Na linha de frente do atendimento do italiano Vinheria Percussi, o baiano Jonas Soares da Silva é pura simpatia. Recepciona clientes, explica os pratos e tira pedidos sempre com um sorriso no rosto. Se hoje domina o ofício como poucos, ele ingressou na carreira por falta de opção, logo depois de chegar a São Paulo.

+ Conheça os vencedores da edição Comer & Beber 2012-2013

Vindo da pequena Rui Barbosa em 1986, aos 18 anos, conseguiu seu primeiro emprego na extinta churrascaria Bom Beef, no Shopping Eldorado. Sem nenhuma especialização, começou como cumim, carregando pratos. Nos cinco anos que lá passou, virou garçom. Migrou para a Vinheria Percussi, na época um lugar simples, especializado em sanduíches e quiches. Ele se recorda que a chef Silvia Percussi, sócia da casa fundada pelo pai dela, Luciano Percussi, dava uma de manobrista quando as coisas apertavam. “Até 1999, eu usava aquele paletó branco de pinguim com gravata preta”, conta. “Era muito feio.”

Nesses 21 anos, o restaurante se refinou e ingressou no grupo dos melhores de sua categoria. Jonas evoluiu junto. Tornou-se um mestre na arte de bem servir. Por esses predicados, foi eleito o maître na estreia desta categoria.

Fonte: VEJA SÃO PAULO