Cidade

Chácara do Jockey, no Butantã, vai se tornar parque municipal

Fernando Haddad irá fazer o anúncio nesta quinta-feira (17). Área tem 151 000 metros quadrados e valor de desapropriação será descontado de dívida do IPTU

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

O terreno de 151 000 metros quadrados conhecido como Chácara do Jockey, no Butantã, Zona Oeste da capital, será transformado em parque municipal. O prefeito Fernando Haddad irá fazer o anúncio na tarde desta quinta-feira (17).

+ Prefeitura libera área para construção de Sesc em frente ao Mercadão

O Jockey Club, proprietário do espaço, aceitou a desapropriação do local em troca de um abatimento na dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com grupos que defendem a criação do parque, o valor gira em torno de 64 milhões de reais. Em 2012, quando o prédio do Jockey na Rua Boa Vista foi colocado à venda, a entidade acumulava uma dívida de 104 milhões de reais, entre IPTU, prêmios de corridas e impostos (IR, INSS e CPMF).

Desde 2003, um projeto da Câmara de Vereadores tentava transformar a área em parque. Durante a Gestão de Gilberto Kassab, foi considerado de interesse público, mas o decreto expirou e nada se realizou. Uma página no Facebook que agrega ativistas pelo parque foi criada e eles conseguiram um abaixo-assinado com mais de 6 000 pessoas pedindo a desapropriação do terreno.

+ Pontos de venda de comida na rua não empolgam comerciantes

Atualmente, a Chácara era usada para shows de música e abrigava o clube de futebol Pequeninos do Jockey. Ainda segundo o grupo de ativistas, uma parte da área será cedida à Secretaria Municipal de Educação.

+ Confira o melhor da cidade agora

Fonte: VEJA SÃO PAULO