Receita inusitada de salmão é opção leve para ocasiões especiais

Fácil de preparar, o peixe vai bem no dia a dia, vira protagonista do menu em datas especiais e combina até com pizza

Não precisa muito: um toque de alecrim, limão e um bom azeite são ingredientes básicos que já deixam o salmão bem temperado e delicioso para a hora do almoço. Mas, nas refeições de momentos especiais, vale incrementar a receita ou variar nos acompanhamentos e na forma de servir. Postas com crosta de castanhas ou pratos inusitados com o peixe, como moqueca e pizza, têm tudo para deixar qualquer pessoa impressionada. Ainda dá para variar com saladas de folhas, queijos como brie e mussarela de búfala, carboidratos…

Com um alto valor nutricional, além de ser uma ótima fonte de proteínas e vitaminas D, B3, B6 e B12, o peixe também concentra grandes quantidades de ômega-3. Segundo especialistas, essa gordura natural pode prevenir doenças cardiovasculares, Alzheimer e depressão, além de melhorar o humor e evitar o envelhecimento precoce. Precisa de mais motivos para incluir o salmão no cardápio da casa?

Para sair do convencional no próximo jantar especial, confira essa receita fácil de um dos pratos mais queridinhos dos paulistanos, a pizza, mesclando o salmão na massa caseira com outros sabores potentes, como pimentões e alcachofra. E, para dar o tom da comemoração, harmonize o peixe com vinhos brancos ou tintos delicados, como Pinot Noir ou Gamay. Se os convidados para o jantar forem cervejeiros, opte por uma blond ale de corpo médio ou uma witbier leve.

PIZZA DE SALMÃO E ALCACHOFRAS (SERVE 4 PESSOAS)

Massa:

300 g de farinha

1 colher (sopa) de fermento de pão

1 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de azeite

180 ml de água morna

Misture a farinha com o fermento, o sal e o azeite numa vasilha, adicionando a água morna lentamente até formar uma massa elástica e suave. Amasse-a e estique sobre uma mesa de trabalho até obter 1 cm de espessura e 30 cm de diâmetro. Salpique com farinha e deixe descansar por 8 minutos. Em seguida, asse em forno quente por 5 minutos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s