São Paulo confirma sete casos da variante britânica do coronavírus
Os cientistas descartaram por ora a transmissão comunitária da cepa, pois os infectados tiveram contato com pessoas que estiveram em Londres
Após segunda revisão nos registros de contaminação por Covid-19, a secretaria da Saúde confirmou sete casos da variante britânica do coronavírus em São Paulo. São cinco na capital paulista e duas em Sorocaba, no interior do estado.
De acordo com a pasta, todos as pessoas tiveram contato com alguém que esteve em Londres. Assim, descarta-se por ora a transmissão comunitária da cepa por aqui. Os casos são antigos, mas foram divulgados somente agora.
Além da cepa britânica, o estado também tem 25 casos da variante brasileira, encontrada em Manaus. São 9 na capital, 3 em Jaú, 12 em Araraquara e 1 em Águas de Lindoia. Os cientistas indicam que, neste caso, há transmissão comunitária, pois 16 pacientes não haviam ido até o Amazonas nem tiveram contato com pessoas que estiveram lá.
A confirmação de novas variantes ocorre por meio de sequenciamento genético, além da investigação epidemiológica dos casos, como históricos de viagens e contatos.