Secretaria Municipal de Saúde confirma 1 383 casos de Influenza em 2 dias
Um em cada quatro testes realizados na cidade de São Paulo deram positivo para a doença
Testes feitos em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo indicaram que pelo menos 1 383 pessoas estão com Influenza.
Esse é o saldo preliminar de 5 321 testes rápidos feitos entre os dias 30 e 31 de dezembro, quinta e sexta-feira da semana passada. Do total, 97% (1 341) são de Influenza A, e outros 3% de Influenza B.
+H3N2 Darwin: os sintomas da gripe que provoca surto na capital
Os números de apenas dois dias é mais de seis vezes superior a todos os 212 casos confirmados nos registros do sistema Sivep-Gripe (Sistema de Informação de Vigilância da Gripe) do Ministério da Saúde e tabulados pela Fundação Seade. Dos 212 casos de Influenza constantes nos boletins epidemiológicos da própria Prefeitura de São Paulo, 58 são referentes à Influenza B, e outros 154, da Influenza A.
Esse número de testes aplicados nos dias 30 e 31 fazem parte de um lote de 150 000 que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou ante a explosão de demanda nas unidades de saúde de pessoas se queixando de sintomas de gripe.
+Gripe já representa 23% das internações por síndrome respiratória em SP
Paralelo a isso, a pasta também passou a disponibilizar a vacina contra a gripe para todas as pessoas que não se imunizaram em 2021 na cidade de São Paulo. As primeiras 400 000 doses já foram distribuídas em todos os pontos de vacinação. Ela está sendo administrada nos mesmos locais onde ocorre a imunização contra a Covid-19.
Segundo definição da pasta, a síndrome gripal é classificada dessa forma quando alguma pessoa apresenta o chamado quadro respiratório agudo, caracterizado por ao menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos.
+Cidade de São Paulo registrou 23 942 mortes por Covid em 2021