Avatar do usuário logado
Usuário

São Paulo bate recorde na média móvel de casos de Covid-19

Entre 10 e 16 de janeiro, estado registrou 79.106 novos casos

Por Agência Brasil 17 jan 2021, 12h01 | Atualizado em 5 jun 2026, 06h47
A imagem mostra um teste positivo para Covid-19
Teste positivo para Covid-19 (Fernando Zhiminaicela/ Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade
São Paulo bate recorde na média móvel de casos de Covid-19 Priorizar nos meus resultados Google

O estado de São Paulo teve, na semana passada, sua maior média móvel de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, batendo recorde e registrando novo pico.

Na segunda Semana Epidemiológica do ano, entre 10 e 16 de janeiro, o estado registrou 79.106 novos casos do novo coronavírus, média móvel de 11,3 mil casos por dia. A média móvel é calculada somando-se o total de casos registrados durante a semana e dividindo-o pelo número de dias da semana.

Até então, a maior média móvel de casos havia sido registrada na 33ª Semana Epidemiológica do ano passado, entre 9 e 15 de agosto, quando o estado somou 10.828 casos por dia.

Na primeira Semana Epidemiológica do ano, entre 3 e 9 de novembro, a média móvel já havia sido alta, em torno de 10,3 mil casos por dia. 

Continua após a publicidade

Em entrevista coletiva na semana passada, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, já afirmava que o estado estava em situação de alerta e pedia que a população continuasse respeitando o isolamento social, evitando sair de casa e, principalmente, as aglomerações.

Mortes

O estado registrou, na semana passada, 1.587 novas mortes por Covid-19, com média móvel de 226,7 óbitos por dia.

Continua após a publicidade

Essa não é a maior média móvel já registrada. A maior ocorreu na 29ª Semana Epidemiológica do ano passado, entre 12 e 18 de julho, quando o estado somou 278 mortes por dia. Mas o estado vem mantendo média móvel acima de 200 mortes desde a primeira Semana Epidemiológica, entre 3 e 9 de janeiro, quando a média móvel foi de 213 novas mortes diárias. Como os casos vem crescendo nas últimas semanas, a expectativa é de o número de mortes também crescer nas próximas semanas.

Quanto às novas internações, os dados até sexta-feira (15) mostravam crescimento de 10%, com média móvel de 1.725 novas internações por dia, próximo ao pico registrado em julho, de 1.962 internações diárias. Após ter ficado com média móvel abaixo de mil no mês de outubro, as internações voltaram a crescer em novembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Banner promocional com fundo verde-escuro. À esquerda, texto em amarelo e branco: O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua. À direita, uma mão segura um smartphone exibindo um portal de notícias com imagens e textos. Ao lado, um ícone de árvore verde-claraMão segurando um smartphone branco com a tela exibindo um portal de notícias. À esquerda, texto em verde e branco: O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua. No canto superior direito, um ícone de árvore verde
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês