Mutirão realiza testagem gratuita de tuberculose em pessoas que vivem com HIV
Ação acontece em centro na Vila Mariana diante do aumento de casos de tuberculose
A capital paulista recebe na segunda-feira (2) um mutirão de testes gratuitos de tuberculose, diante do aumento de casos no mundo todo, com foco em pessoas que vivem com HIV. A ação acontece no Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, na Vila Mariana, das 8h às 16h.
A doença é a principal causa de morte na população vivendo com o vírus, segundo o Ministério da Saúde. O objetivo da ação é ampliar a testagem principalmente nos casos latentes da tuberculose, em que os sintomas não se manifestam. Após a fase assintomática, pode evoluir de forma grave e rápida.
O exame oferecido é o IGRA, recomendado pela OMS por sua precisão e rapidez no rastreio da tuberculose latente. Ele consiste na coleta de uma amostra de sangue para análise, com resultados em cerca de 24 horas. Em caso de diagnóstico positivo, o tratamento pode ser iniciado imediatamente e está disponível no SUS.
O mutirão integra a campanha intitulada “Eu (re) testo, eu me cuido”, como parte das iniciativas em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, e é promovido pela Qiagen, responsável por trazer o teste ao Brasil, atualmente disponível no SUS e em laboratórios privados.
Os principais sintomas de tuberculose incluem tosse persistente, febre, perda de peso sem explicação e, em casos mais avançados, suor noturno. Ao notar qualquer um desses sintomas ou suspeitar de contato com a doença, procure orientação médica. Apesar de grave, a tuberculose tem cura, o sucesso depende da rapidez do diagnóstico e tratamento.
É preciso comparecer com um documento (RG, CPF ou CNH) no local.
Serviço
Mutirão de combate a coinfecção TB-HIV
Data: 2 de dezembro
Horário: 8 às 16h
Local: Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP – Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana – São Paulo (SP)