Morango do amor: cobertura pegajosa do doce pode danificar os dentes; saiba como evitar
Confira recomendações do Conselho Federal de Odontologia para manter a saúde bucal ao comer o doce do momento

Viralizado nas redes sociais, o morango do amor tem ultrapassado os limites da internet e alcançado confeitarias e padarias, com alta procura do público. Alguns internautas, no entanto, compartilharam vídeos em que fraturam seus dentes ou lentes dentais ao morder o doce. Também há casos de próteses ou aparelhos ortodônticos danificados devido à cobertura dura e pegajosa do doce.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou, então, nesta terça-feira (29) uma lista de recomendações e cuidados para manter a saúde bucal ao comer o morango do amor. Saiba como se proteger:
Evite danos e fraturado
Ao consumir o doce, escolha morder partes mais finas do caramelo ou até utilize uma faca para cortar a cobertura. Segundo o CFO, pessoas com facetas, próteses, restaurações extensas e aparelhos ortodônticos não devem comer o morango do amor, o que também vale para quaisquer outros alimentos duros e pegajosos.
Esses dispositivos bucais podem ser danificados e arrancados da boca por ficarem grudados ao doce, com risco de causar lesões no paciente. A alternativa é buscar outras receitas para que o morango possa ser saboreado sem colocar a saúde bucal em perigo.
Previna-se de cárie
A recomendação do CFO é escovar os dentes logo após a ingestão da sobremesa, com atenção especial à limpeza interdental para remoção dos resíduos de caramelo que podem ficar grudados na superfície dental.
Em caso de acidentes
Caso haja acidentes, a orientação é que o paciente procure o quanto antes um cirurgião-dentista para que seja realizado o atendimento de urgência.